Resultados de busca
164 resultados encontrados com uma busca vazia
- Delegado Péricles realiza mutirão ginecológico “Cuidado da Mulher” em Eirunepé
Durante o mutirão, estão sendo oferecidos gratuitamente diversos serviços, como consultas ginecológicas, exames preventivos e outros serviços. Com foco na promoção da saúde feminina, o município de Eirunepé (distante cerca de 1.000 quilômetros de Manaus) está recebendo, entre os dias 26 e 30 de maio, o mutirão ginecológico “Cuidado da Mulher”. A ação é fruto de uma parceria entre o deputado estadual Delegado Péricles (PL) e a Prefeitura de Eirunepé. O parlamentar foi responsável pela destinação de recursos, por meio de emenda parlamentar, que viabilizaram a iniciativa. Durante o mutirão, estão sendo oferecidos gratuitamente diversos serviços, como consultas ginecológicas, exames preventivos, avaliações clínicas e orientações sobre cuidados com a saúde da mulher. De acordo com Delegado Péricles, o objetivo da ação é ampliar o acesso das mulheres de Eirunepé a atendimentos especializados, contribuindo para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças, especialmente aquelas que afetam diretamente o sistema reprodutivo feminino. “Investir na saúde da mulher é garantir dignidade, prevenção e vida. Seguimos trabalhando para que os serviços cheguem a quem realmente precisa, mesmo nos lugares mais distantes da capital”, destacou o parlamentar em suas redes sociais. O mutirão “Cuidado da Mulher” integra uma série de iniciativas do mandato de Delegado Péricles voltadas à saúde feminina. Recentemente, o deputado destinou mais de R$ 4,5 milhões para a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), em Manaus, e tem atuado para expandir o atendimento especializado em todo o Estado. “A realização do mutirão reforça meu compromisso com o bem-estar das mulheres amazonenses e mostra que políticas públicas eficientes podem alcançar até os municípios mais distantes, quando há vontade política e responsabilidade com os recursos públicos”, concluiu Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- O Delegado Péricles participa de Encontro dos Catadores e reforça compromisso com políticas públicas para a categoria
De acordo com o parlamentar, sua participação no evento e sua atuação em campo refletem um mandato que busca dialogar com os que mais precisam. O deputado estadual Delegado Péricles (PL) participou, na manhã desta sexta-feira (22), do Encontro dos Catadores de Materiais Recicláveis de Manaus e da Região Metropolitana, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Manaus. O evento teve como foco a discussão sobre a temática dos resíduos sólidos e a importância da coleta de dados sobre o setor, a partir da vivência e da realidade enfrentada por quem atua na linha de frente da atividade essencial. Durante o encontro, Delegado Péricles reforçou seu compromisso com a categoria e colocou seu mandato à disposição para atuar na formulação de políticas públicas que promovam dignidade e reconhecimento aos trabalhadores. Na última semana, o parlamentar realizou uma vistoria no lixão a céu aberto de Manacapuru (distante 98,8 quilômetros de Manaus), onde presenciou as condições degradantes às quais os catadores estão submetidos, além dos danos ambientais causados ao meio ambiente. “É urgente problematizar a estrutura de trabalho desses profissionais. São trabalhadores essenciais que seguem invisibilizados pelo poder público e pela sociedade. Muitos sobrevivem em meio ao lixo, em ambientes insalubres, sem acesso a direitos básicos como segurança, salário justo e reconhecimento profissional”, destacou o deputado. Delegado Péricles também criticou a falta de políticas efetivas para a categoria. “Enquanto não enfrentarmos essa realidade com coragem, estaremos normalizando uma forma moderna de escravidão. Meu compromisso é cobrar e propor ações concretas para mudar esse cenário”, afirmou. De acordo com o parlamentar, sua participação no evento e sua atuação em campo refletem um mandato que busca dialogar com os que mais precisam, “dando voz a uma classe historicamente silenciada e marginalizada, mas que é fundamental para a sustentabilidade das cidades”, ponderou. O deputado também expressou seu reconhecimento ao trabalho da procuradora-chefe do MPT nos estados do Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, destacando sua atuação incansável na defesa dos direitos fundamentais e na promoção da dignidade dos trabalhadores. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Aleam aprova PL de Delegado Péricles que prevê multa de até R$ 50 mil para quem desviar medicamentos distribuídos pelo Estado
Delegado Péricles durante Sessão de Votação na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta terça-feira 20 A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na tarde desta terça-feira (20), o Projeto de Lei (PL) nº 48/2025, de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), que estabelece multas de R$ 10 mil a R$ 50 mil para pessoas físicas ou jurídicas que comercializarem medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Estado à população. A proposta, que agora segue para sanção ou veto do Governo do Estado, foi fundamentada, segundo o parlamentar, na necessidade de garantir o acesso universal e igualitário aos medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando que esses fármacos cheguem a quem realmente precisa. “A venda desses medicamentos representa desvio de finalidade dos recursos públicos e fere o princípio da universalidade do acesso à saúde, previsto na Constituição Federal”, afirmou Delegado Péricles durante a defesa da proposta. De acordo com a justificativa do PL, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. Além disso, o infrator poderá ter suas atividades suspensas por prazo indeterminado, conforme avaliação da autoridade sanitária competente. “As medidas visam coibir práticas ilegais e garantir a efetividade da legislação. Prevemos sanções mais rigorosas para reincidentes, com o objetivo de proteger os direitos dos cidadãos, especialmente os mais vulneráveis”, enfatizou o deputado. O texto também prevê a possibilidade de cassação do alvará de funcionamento das empresas envolvidas, além de responsabilização civil e criminal dos infratores. Os valores arrecadados com as penalidades deverão ser destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES). “A fiscalização precisa ser rigorosa e contínua por parte dos órgãos de vigilância sanitária do Estado”, reforçou Delegado Péricles.
- Aniversário de Humaitá: Delegado Péricles visita o município e celebra avanços da produção de café no Distrito de Realidade
Ao todo, Péricles já enviou R$ 720 mil por meio do mandato do parlamentar para incentivo à produção cafeeira no local. O município de Humaitá, localizado a 696 quilômetros de Manaus, celebrou nessa quinta-feira (15) seus 156 anos de fundação com um importante marco para o desenvolvimento agrícola da região: o fortalecimento da cultura do café no Distrito de Realidade, impulsionado por emendas parlamentares do deputado estadual Delegado Péricles (PL). Ao todo, já foram destinados R$ 720 mil por meio do mandato do parlamentar para incentivo à produção cafeeira no local. Em visita à cidade, Péricles percorreu áreas beneficiadas pelos recursos, acompanhado do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), e dos vereadores de Manaus Coronel Rosses (PL) e Capitão Carpê (PL). Durante a agenda, o parlamentar ouviu produtores locais, fiscalizou equipamentos adquiridos com as emendas e reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Entre os itens adquiridos com os recursos estão secadoras de grãos, mudas de café, torradores e descascadores metálicos, que têm sido fundamentais para a profissionalização da atividade cafeeira no Ramal do Café, onde está localizada a Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade (Asmadre). “Isso está trazendo resultados, e o povo está plantando café. Com um pequeno espaço, já é possível obter retorno, sem necessidade de desmatar grandes áreas. Temos terra apropriada e chuva em abundância, e nossa expectativa é que o Distrito de Realidade se torne o maior produtor de café da região”, afirmou o presidente da Asmadre, Norberto Lauret, o Pacu. Destaque A valorização da cafeicultura segue sendo destaque. Em entrevista recente, concedida por produtores locais ao jornalista Amaral Augusto, que percorreu a BR-319 em uma expedição jornalística pelo Grupo Calderaro de Comunicações. Agricultores apontaram Delegado Péricles como um dos principais incentivadores da atividade no sul do Amazonas. “Os agricultores estão motivados e focados em fazer dar certo, mesmo enfrentando as dificuldades logísticas impostas pela precariedade da BR-319, que segue abandonada pelo atual Governo Federal. Tudo tem sido feito com dedicação e respeito ao dinheiro público. O sucesso desse projeto e o reconhecimento dos agricultores provam que os recursos estão sendo bem aplicados e gerando resultados para o Estado”, destacou Delegado Péricles. Dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) indicam que Humaitá já desponta como um dos maiores produtores de café do Amazonas, com 75,6 toneladas colhidas em 2023, atrás apenas de Apuí, que lidera com 305 toneladas. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles anuncia pedido de convocação de secretário de Segurança: ausência pode configurar crime de responsabilidade
A informação foi confirmada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), na manhã desta quarta-feira (14), durante coletiva de imprensa na sede da Aleam. Após ignorar três convites oficiais da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Vinícius Almeida, poderá ser legalmente convocado a prestar esclarecimentos ao parlamento. A expectativa é que a reunião aconteça nas próximas semanas. Caso não compareça, Vinícius poderá incorrer em crime de responsabilidade, conforme prevê a Lei nº 1.079/1950. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), na manhã desta quarta-feira (14), durante coletiva de imprensa na sede da Aleam. Péricles, que tem feito reiteradas denúncias sobre o que chama de caos na segurança pública do Amazonas, criticou duramente a condução da pasta e afirmou que a medida é uma resposta ao desrespeito institucional demonstrado pelo titular da Secretaria. Durante seu pronunciamento, o parlamentar usou vídeos que circulam nas redes sociais para ilustrar a precariedade enfrentada pelas forças de segurança. Em uma das gravações, uma viatura da Polícia Militar é tomada por água da chuva durante uma ronda em Manaus. Em outro caso, um homem com mobilidade reduzida, utilizando muleta, foi vítima de um assalto à mão armada no bairro Nova Cidade, Zona Norte, em plena luz do dia. Os criminosos, em uma motocicleta, além de levarem os pertences da vítima, efetuaram disparos com arma de fogo no local. “Essa é a realidade da segurança pública no Amazonas. A Polícia Militar e todo o sistema de segurança chegaram a esse ponto por má gestão. Enquanto a população sofre com a violência, o secretário aparece nas redes sociais vendendo uma falsa sensação de segurança, como se estivéssemos no Estado mais seguro do Brasil. Parece outro país”, ironizou o deputado. Péricles reforçou seu posicionamento contrário à atual gestão da SSP-AM e cobrou seriedade. “A função de um secretário de segurança não é virar blogueiro. É agir, dar suporte à tropa, reduzir os índices de violência e proteger a população. E isso não está acontecendo”, finalizou. O que diz o Regimento Interno da Aleam O Capítulo V do Regimento Interno da Aleam estabelece que secretários de Estado e outros agentes públicos podem ser convocados para prestar esclarecimentos ao Parlamento. Conforme o Art. 180, podem ser convocados: secretários de Estado; dirigentes de órgãos da administração direta e indireta; representantes de entidades do terceiro setor que administrem recursos públicos; responsáveis por serviços prestados à coletividade por meio de concessão pública. A convocação pode ser feita por requerimento de qualquer deputado ou comissão parlamentar. O que acontece se o convocado não comparecer? O §4º do artigo 180 prevê que, se a convocação for desatendida, o presidente da Aleam deve “adotar as medidas cabíveis para apurar a responsabilidade” do agente público. Dentre outras medidas cabíveis, uma delas é a abertura de processo para apuração de crime de responsabilidade, conforme prevê a Lei nº 1.079/1950, que trata das infrações político-administrativas de autoridades que atentem contra o regular funcionamento dos poderes. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles anuncia mais R$ 600 mil em investimentos para reforçar os atendimentos no Hospital João Lúcio
Delegado Péricles Durante visita técnica no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado na Zona Leste de Manaus. O deputado estadual Delegado Péricles (PL) anunciou, nesta segunda-feira (12), a destinação de mais R$ 600 mil em emendas parlamentares ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, em Manaus. A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a saúde pública e amplia os investimentos já realizados na unidade hospitalar ao longo do seu mandato. Durante visita técnica à unidade, acompanhada pela diretora Juliana Medeiros e pela equipe técnica do hospital, Delegado Péricles discutiu estratégias de melhorias e identificou a existência de uma fila de espera para exames de ressonância magnética. Em articulação com a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, o deputado viabilizou o remanejamento dos exames para o Hospital Delphina Aziz, garantindo a eliminação da fila e mais agilidade no atendimento aos pacientes. “A gente visita os hospitais para fiscalizar e propor soluções para resolver os problemas. Com responsabilidade e compromisso, conseguimos zerar a fila da ressonância e garantir que o recurso de R$ 600 mil seja aplicado de forma eficiente, onde a população mais precisa”, afirmou o parlamentar. O novo aporte soma-se a importantes ações do deputado em favor do Hospital João Lúcio. Ao longo dos últimos anos, Delegado Péricles destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para a unidade. Os recursos permitiram, entre outras melhorias, a modernização da Agência Transfusional, com a compra de novos refrigeradores e centrífugas, além da aquisição de equipamentos para os setores de UTI e bucomaxilofacial. “Saúde é e sempre será prioridade no nosso mandato. Seguimos atuando com seriedade, ouvindo os profissionais da linha de frente e garantindo soluções reais para quem depende do SUS no Amazonas”, concluiu Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Dia das Mães: Delegado Péricles reforça atuação em defesa de serviços públicos de qualidade para as mães do Amazonas
Delegado Péricles entregou R$ 200 mil em equipamentos médicos à Maternidade Azilda Marreiro, localizada na Zona Norte de Manaus. “Mais do que celebrar a importância das mães para a sociedade, nosso mandato atua para garantir que elas tenham o amparo necessário e acesso de qualidade aos seus direitos”, afirmou o deputado estadual Delegado Péricles (PL), ao parabenizar as mães amazonenses pela passagem do Dia das Mães, comemorado neste domingo (11). Na última sexta-feira (9), Péricles entregou R$ 200 mil em equipamentos médicos à Maternidade Azilda Marreiro, localizada na Zona Norte de Manaus. O valor que foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado, foi aplicado com o objetivo de reforçar os serviços prestados pela maternidade que é referência no atendimento materno-infantil na Capital. “Trabalhar pela saúde da mulher amazonense é um dos pilares do nosso mandato. Investir na estrutura das maternidades significa garantir dignidade, acolhimento e segurança para mães e bebês. Seguiremos firmes nessa missão”, destacou Delegado Péricles. Do valor total, R$ 150 mil foram utilizados na compra de equipamentos essenciais para o centro cirúrgico obstétrico, como uma mesa cirúrgica, bisturi eletrônico, dois aspiradores cirúrgicos e um foco cirúrgico. Já os R$ 50 mil restantes foram aplicados na compra de insumos, materiais hospitalares e farmacológicos. Mais pelas mulheres/mães O parlamentar destaca a construção e implantação do Centro de Prevenção Avançado ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) como uma das principais contribuições de seu mandato para a preservação da vida das mulheres amazonenses, especialmente das mães. A unidade realiza cirurgias de conização em mulheres com lesões pré-cancerígenas no colo do útero. “Tenho orgulho de cada dia de luta que travei para a consolidação do Cepcolu. Com ele em pleno funcionamento, a doença que mais mata mulheres no Amazonas, o câncer do colo do útero, não deixará mais filhos e filhas órfãos de suas mães”, ressaltou Delegado Péricles, autor das emendas parlamentares que somam mais de R$ 4,5 milhões, recursos usados na construção do centro e na aquisição de equipamentos de última geração para atender pacientes encaminhadas via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Elas merecem “As mães do Amazonas merecem e sempre terão atenção especial no trabalho que desempenho dentro e fora da Assembleia Legislativa”, garantiu Delegado Péricles, ao lembrar outros investimentos realizados na área da saúde pública voltados para mães amazonenses. Além dos recursos destinados ao Cepcolu, o deputado destinou R$ 780 mil para a melhoria de serviços em unidades como as maternidades Balbina Mestrinho e Azilda Marreiro, o Instituto Dona Lindu e o Fundo de Assistência Social. Os valores foram aplicados na compra de materiais cirúrgicos e hospitalares, como cateteres nasais, medicamentos, aventais, curativos, toucas, mesas cirúrgicas, bisturis eletrônicos e aspiradores. No caso do Fundo de Assistência Social, o recurso foi direcionado ao Instituto de Ação Social Juntos Somos Mais Fortes, que oferece suporte a mães em situação de vulnerabilidade social em Manaus. “É assim, saindo do campo das palavras e trabalhando com ações, que demonstro o quanto está vivo o meu compromisso como parlamentar. Pelas mães, pais e filhos, sigo honrando um dos princípios basilares do meu partido: a valorização da família”, finalizou Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Sessão Especial: Delegado Péricles presta homenagem aos oftalmologistas do Amazonas
A Sessão Especial foi realizada no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas. Em alusão ao Dia do Oftalmologista, comemorado nessa quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na tarde desta quinta-feira (8) Sessão Especial para homenagear profissionais que se destacam na promoção da saúde ocular no Estado. A solenidade foi proposta pelos deputados estaduais Delegado Péricles (PL) e Cabo Maciel (PL), ambos reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por esses especialistas na vida da população amazonense. Durante a cerimônia, 13 profissionais foram homenageados por Péricles com certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. Entre os nomes destacados está o oftalmologista João Cândido dos Santos Neto, responsável técnico do Projeto Novo Olhar, uma iniciativa idealizada por Delegado Péricles que, há dois anos, realiza mutirões de cirurgias de pterígio (carne crescida) e catarata na Capital e municípios do interior. Em sua fala, Delegado Péricles ressaltou o impacto social do projeto, que já beneficiou centenas de amazonenses que aguardavam por cirurgias na fila do Sistema de Regulação (Sisreg). “O Dr. João Cândido tem sido um parceiro essencial nessa missão. Graças à sua dedicação e competência, temos conseguido devolver a visão e a qualidade de vida a muitas pessoas que, há anos, esperavam por um procedimento oftalmológico”, afirmou o parlamentar. A Sessão Especial foi marcada por agradecimentos emocionados e reforçou o compromisso do Parlamento Estadual em valorizar os profissionais da saúde que promovem cidadania e dignidade por meio do cuidado oftalmológico. Novo Olhar Idealizado pelo deputado Delegado Péricles (PL), o Projeto Novo Olhar tem transformado a realidade de milhares de amazonenses ao levar mutirões de cirurgias oftalmológicas para municípios do interior do Estado. Desde 2021, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas com procedimentos gratuitos de catarata e pterígio (carne crescida), contribuindo significativamente para a redução das filas do Sistema de Regulação (Sisreg). A iniciativa já passou por cidades como Eirunepé, Itamarati, Envira, Parintins e Manicoré, entre outras. Somente na região da calha do rio Madeira, mais de 400 cirurgias foram realizadas em uma única etapa. Em Parintins, o mutirão atendeu 130 pacientes no Hospital Padre Colombo, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O projeto é financiado por emendas parlamentares que somam mais de R$ 3,4 milhões, destinadas por Delegado Péricles. O oftalmologista João Cândido dos Santos Neto, homenageado na Sessão Especial da Aleam, é o responsável técnico pelas ações, coordenando as equipes médicas que realizam os atendimentos nos mutirões. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles cobra cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Amazonas
Péricles é delegado de Polícia, deputado estadual e membro da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas. O deputado estadual Delegado Péricles (PL) formalizou, na manhã desta quinta-feira (8), um novo pedido de esclarecimentos à Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas sobre o cronograma de nomeação dos aprovados no concurso público da corporação. O ofício, encaminhado ao delegado geral Bruno de Paula Braga, reforça a cobrança por mais transparência e celeridade no cumprimento do que foi anunciado pelo próprio Governo do Estado no início de 2025. Segundo informações divulgadas oficialmente em fevereiro, a previsão era de que 63 aprovados, entre delegados, escrivães, investigadores e peritos fossem convocados para entregar documentação em maio e assumissem seus cargos em junho. No entanto, até o momento, não houve atualização pública sobre o andamento do processo. “Esses novos profissionais são fundamentais para reforçar a segurança pública do nosso Estado. Por isso, cobro respostas claras sobre as etapas de nomeação e capacitação dos aprovados. O povo do Amazonas precisa saber quando esses servidores estarão efetivamente nas ruas, trabalhando”, destacou Delegado Péricles. No documento, o parlamentar solicita cinco informações principais: Cronograma completo para entrega de documentação, posse e início das atividades; quantidade de vagas por cargo a serem preenchidas; critérios de escolha e ordem de convocação dos aprovados; locais de lotação, incluindo distribuição no interior e em áreas de fronteira e detalhamento das etapas de formação previstas antes do início das atividades operacionais. Segundo o parlamentar, a iniciativa faz parte do seu compromisso com a valorização dos profissionais da segurança e com a fiscalização da gestão pública, “especialmente em áreas sensíveis como o combate à criminalidade”. “O Amazonas vive uma crise na segurança. Não dá para entender tanta demora para colocar nas ruas quem já passou por todas as fases do concurso. Vamos acompanhar de perto e cobrar o que for necessário para que o Governo cumpra sua palavra”, concluiu Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles assina novo convite ao secretário de Segurança para prestar contas à Assembleia Legislativa
Delegado Péricles confirmou sua assinatura no convite, durante pronunciamento na manhã desta quarta-feira (7) O deputado estadual Delegado Péricles (PL) confirmou, nesta terça-feira (7), que assinará o terceiro convite oficial da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ao secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Vinícius Almeida, para que ele compareça à Casa e preste contas de sua gestão à frente da pasta. A decisão ocorre após o reiterado silêncio do secretário, que já foi convidado por duas vezes, mas ignorou as solicitações do Parlamento estadual. “Chega de ausência. Esse será o terceiro convite e, caso ele se recuse mais uma vez, o próximo passo será a convocação oficial. Ele terá que vir, por obrigação legal, explicar o que está acontecendo com a segurança pública do nosso Estado”, afirmou Péricles durante pronunciamento na manhã desta quarta-feira (7). Entre os pontos que deverão ser esclarecidos pelo titular da SSP-AM estão o atraso no pagamento do auxílio fardamento e da gratificação por curso de policiais e bombeiros militares, benefícios garantidos por lei, mas sistematicamente desrespeitados pela atual gestão. Também será questionada a falta de repasse à empresa responsável pelo aluguel das viaturas utilizadas pela Polícia Militar, o que pode comprometer a continuidade do serviço. A empresa já informou ao Governo do Estado seu desejo de suspender os serviços de locação dos veículos. Segundo documento datado dessa terça-feira (6), “se impõe em razão do acúmulo de onze (11) faturas inadimplidas, totalizando o montante de R$ 10.896.595,42 (dez milhões, oitocentos e noventa e seis mil, quinhentos e noventa e cinco reais e quarenta e dois centavos), conforme exposto anteriormente. Mesmo diante dos atrasos, a empresa A.C.B. LOCADORA permaneceu prestando regularmente os serviços, ciente da essencialidade das atividades de segurança pública e do impacto social que a paralisação poderia causar. A empresa sempre se pautou pelo fiel cumprimento de suas obrigações, tendo buscado, dentro do possível, manter suas operações para atender ao interesse público. Entretanto, o cenário atual ultrapassou os limites financeiros suportáveis, comprometendo seriamente a estabilidade da empresa e configurando flagrante desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, o que impossibilita a manutenção dos serviços, inclusive afetando outros contratos vigentes. Diante da situação insustentável, solicitamos a devolução imediata dos veículos do Contrato nº 038/2018, atualmente em operação, a partir desta data, salvo manifestação formal desta Secretaria com a apresentação de proposta concreta para a regularização integral dos débitos vencidos.” Descaso “Não é possível que a segurança pública seja tratada com tanto descaso. O secretário não pode se esconder. Ele precisa vir à Assembleia, encarar os parlamentares e, principalmente, dar satisfação à população do Amazonas, que está pagando a conta dessa má gestão”, destacou o deputado, diante dos fatos narrados no documento. Delegado Péricles é membro da Comissão de Segurança Pública da Aleam e vem denunciando, com frequência, os retrocessos enfrentados pelos profissionais da área no Estado, bem como a fragilidade da gestão do atual secretário. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles reapresenta projeto que prevê desconto no IPVA de carros elétricos no AM
Delegado Péricles defende que a ecofrota do Estado tenha desconto de 50% no valor do IPVA O deputado estadual Delegado Péricles (PL) reapresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) que prevê desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos no Estado. A proposta original foi aprovada pelos deputados em 2023, mas acabou vetada pelo governo. O veto foi mantido pela Casa, resultando no arquivamento do projeto. Agora, o parlamentar reapresenta a matéria com ajustes que corrigem os pontos apontados como problemáticos. De acordo com o novo texto, que tramita nas comissões técnicas da Aleam, veículos elétricos com placa registrada no Amazonas poderão ter um desconto de 50% no IPVA pelo período de cinco anos. “Reconhecemos que o projeto anterior precisava de ajustes. Com as devidas correções, reapresentamos a proposta para incentivar a aquisição de veículos que ajudam a reduzir a poluição e a degradação ambiental”, explicou Delegado Péricles. O deputado destacou que a ampliação do uso de carros elétricos é essencial no combate à poluição atmosférica, especialmente a causada por veículos movidos a diesel, responsáveis por cerca de 50% da emissão de fuligem no ar. “A poluição do ar tem atingido níveis preocupantes nos últimos anos. Nosso objetivo é incentivar a criação de uma ecofrota no estado, reduzindo os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou. Além dos benefícios ambientais, Péricles ressaltou que a redução da poluição também traz impactos positivos para as finanças públicas. “O Estado só tem a ganhar, pois a diminuição da poluição ajuda a reduzir os gastos com doenças respiratórias e outros problemas de saúde causados pela má qualidade do ar”, concluiu Delegado Péricles.
- Deputado Delegado Péricles destina R$ 800 mil à Fundação Hospital Adriano Jorge para reforço da estrutura e atendimento à população
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) entregou terça-feira (29), à Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), R$ 800 mil em equipamentos comprados por meio de emendas parlamentares. A Fundação é referência em atendimento especializado no Estado, e recebeu reforço na sua estrutura, para ampliar a capacidade de atendimento à população. “Reafirmo meu compromisso com a saúde pública do Amazonas. Investir em uma unidade como a Fundação Hospital Adriano Jorge é investir diretamente na vida das pessoas que mais precisam do serviço público de saúde”, destacou o parlamentar. Com a entrega dos investimentos, três frentes de atuação da Fundação foram contempladas, ficando o valor dividido em: R$ 300 mil para a aquisição de caixas de laparoscopia avançada, que possibilitam a realização de cirurgias gerais e urológicas com mais precisão e segurança; R$ 400 mil para compra de um intensificador de imagem, o chamado “arco C”, equipamento fundamental para procedimentos ortopédicos, urológicos e gerais, promovendo maior eficiência e menor risco aos pacientes, e R$ 100 mil aplicados na manutenção de equipamentos de endoscopia e colonoscopia que estavam inoperantes. De acordo com Delegado Péricles, a recuperação desses aparelhos permitirá a retomada de exames importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças. “Fazer política com responsabilidade é isso: investir onde o povo mais precisa. A saúde do Amazonas não pode esperar. Vamos seguir fiscalizando, destinando recursos e cobrando eficiência do poder público para garantir atendimento digno à nossa população”, destacou Delegado Péricles.











