Resultados de busca
164 resultados encontrados com uma busca vazia
- Delegado Péricles homenageia professor Marcicley Oliveira do Nascimento com Medalha do Mérito Educacional
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta terça-feira (15), no plenário Ruy Araújo, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Educacional,Professora Ignês de Vasconcellos Dias, honraria concedida a personalidades que se destacam pela contribuição à educação amazonense. Entre os homenageados esteve o professor Marcicley Oliveira do Nascimento, indicado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), que na solenidade foi representado pelo também deputado estadual Felipe Souza (PRD). Natural de Manaus, Marcicley tem trajetória marcada pelo compromisso com a inovação pedagógica e pela promoção de uma educação inclusiva e transformadora. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o educador também possui especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atualmente cursa pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atuando desde 2020 como professor titular da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Marcicley desenvolve projetos que unem esporte, cultura, tecnologia e cidadania. Sua dedicação o levou a participar de importantes programas de formação, como o PIBID, a Residência Pedagógica e o PROAMDE (Atividades Motoras para Deficientes). Entre suas principais iniciativas estão projetos de destaque no Programa Ciência na Escola (PCE), como “Jogos e Brincadeiras dos Povos Nativos do Amazonas: O Brincar do Índio” (2021), “Jogos de Tabuleiro Intergeracionais Recicláveis” (2022), “A Utilização da Inteligência Artificial para a Construção de uma Cartilha de Boas Práticas de Saúde para Escolares” (2023) e “Pedagogia da Aventura: A Construção de Carrinhos de Rolimã na Escola” (2024). Marcicley também é idealizador do projeto social Rua de Lazer, que leva recreação, esportes e atividades culturais a comunidades de Manaus, promovendo inclusão e fortalecendo vínculos sociais. Delegado Péricles destacou o simbolismo da homenagem, e a importância do professor ao cenário da educação no Estado. “O professor Marcicley representa uma nova geração de educadores que acreditam no poder da inovação e da inclusão. Sua atuação inspira alunos e professores e contribui diretamente para uma educação pública mais humana e participativa”, falou Delegado Péricles. Sobre a Medalha A Medalha do Mérito Educacional é uma das mais importantes comendas concedidas pela Aleam, reconhecendo profissionais que, por meio da educação, contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a formação de uma sociedade mais justa e consciente. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Deputado Péricles celebra conquista da equipe amazonense de karatê em etapa do Campeonato Brasileiro 2025
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) concedeu, nesta terça-feira (14), cessão de tempo à Associação Esportiva Hien Kan para celebrar o desempenho de destaque da equipe amazonense na seletiva do Campeonato Brasileiro de Karatê 2025, realizado em Boa Vista (RR), que garantiu classificação para a grande final da competição, que será realizada em novembro. A equipe amazonense conquistou 40 medalhas na competição nacional, um resultado que, segundo o parlamentar, evidencia o talento, a disciplina e a dedicação dos atletas e treinadores do Amazonas. “É com grande satisfação que hoje homenageamos esses atletas que conquistaram mais um grande feito para o karatê amazonense. Parabenizo o sensei Waghynton por mais essa conquista e aos atletas pela dedicação. Essa é a prova de que o esporte transforma vidas, inspira jovens e fortalece nossa identidade”, destacou o deputado Péricles. Delegado Péricles ressaltou ainda que o mandato tem atuado de forma efetiva no incentivo ao esporte, contribuindo para que atletas possam participar de competições em outros estados. “Sempre disponibilizamos passagens, hospedagens e apoio logístico para os atletas dessa instituição, que é bastante respeitada no Amazonas e tem nos dado muito orgulho com resultados impressionantes. Parabéns a todos que colocam o karatê amazonense nesse patamar”, comemorou. O presidente da associação Hien Kan, sensei Waghynton Melo, agradeceu ao deputado pelo apoio e ressaltou que o sucesso alcançado é fruto de parceria e compromisso com o esporte local. “Viemos aqui para mostrar o resultado de um trabalho que só é possível graças ao apoio do deputado Péricles, que há quatro anos acredita em nós. O esporte é a ferramenta que mantém nossos jovens longe das mazelas que assolam nossa sociedade. Vivemos em comunidades com muitas dificuldades, especialmente pela falta de espaços para a prática esportiva, e o projeto tem sido uma válvula de escape para muitas famílias. Mais uma vez, agradeço ao deputado em nome de todos os atletas e seus familiares”, concluiu o sensei. Texto: Ascom Fotos: Márcio James
- “Novo Olhar” encerra em PF; ação de Delegado Péricles já ultrapassa 2 mil cirurgias oftalmológicas no AM
O município de Presidente Figueiredo encerrou, na manhã desta sexta-feira (3), mais uma edição do Projeto Novo Olhar, iniciativa do deputado estadual Delegado Péricles (PL) que garante cirurgias oftalmológicas gratuitas à população. Durante as duas últimas semanas, foram realizados 270 procedimentos, sendo 158 cirurgias de pterígio (carne crescida) e 112 de catarata, devolvendo visão e qualidade de vida a centenas de moradores. A solenidade de encerramento ocorreu na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e contou com a presença do parlamentar, que acompanhou de perto os resultados, conversou com pacientes e familiares e destacou a relevância da ação. “Cada cirurgia significa uma nova vida e um novo recomeço. Hoje, são 270 famílias que enxergam o futuro com mais dignidade. Esse é o propósito do nosso mandato: transformar recursos públicos em saúde de verdade, levando cidadania a quem mais precisa”, afirmou Delegado Péricles. Viabilizado por meio de emendas parlamentares, o mutirão contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, responsável pela estrutura e logística local. O modelo de atendimento inclui triagem municipal, procedimentos cirúrgicos especializados e acompanhamento pós-operatório, com a entrega de óculos aos pacientes, reforçando o compromisso com a recuperação completa. Desde a sua criação, o Novo Olhar já ultrapassou a marca de 2 mil cirurgias oftalmológicas realizadas em diferentes municípios do Amazonas, entre eles Eirunepé, Envira, Itamarati, Humaitá e o próprio Presidente Figueiredo. Em 2024, a edição realizada pela Calha do Madeira promoveu mais de 400 cirurgias em uma única etapa, consolidando o projeto como referência no combate à demanda reprimida de atendimentos oftalmológicos pelo Sisreg. A iniciativa já recebeu reconhecimento do governador Wilson Lima, que enalteceu o trabalho e garantiu apoio do Estado para novas edições. Entre os beneficiados, a emoção foi marcante. Uma das pacientes atendidas, Maria do Rosário da Silva Cruz, fez questão de agradecer: “Eu só tenho a agradecer ao deputado por essa oportunidade. Antes, eu enxergava muito pouco, e agora posso ver de novo. Isso muda a minha vida e da minha família, porque volto a ter independência e esperança. Muito obrigada por olhar para nós”, destacou. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Deputado Delegado Péricles quer endurecer regras contra adulteração de bebidas alcoólicas no AM
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um Projeto de Lei que busca coibir a venda de bebidas alcoólicas adulteradas no Estado, em resposta ao aumento de casos de contaminação registrados no país, alguns deles resultando em mortes. A proposta estabelece que o estabelecimento varejista que comercializar bebida adulterada, contaminada ou falsificada responderá solidariamente com fabricantes, distribuidores ou importadores pelos danos à saúde ou à vida do consumidor. Entre as sanções previstas estão advertência, multa entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, suspensão temporária do alvará e até a suspensão definitiva da atividade, sendo que, nos casos em que for constatada a presença de substâncias altamente tóxicas como o metanol, as penalidades deverão ser aplicadas em seu patamar máximo. “O Brasil enfrenta uma onda crescente de contaminação de bebidas alcoólicas, que já tirou vidas e deixou sequelas permanentes em outras. No Amazonas ainda não há registros, e justamente por isso precisamos nos antecipar com a criação de uma política pública que coíba essa prática criminosa antes que faça vítimas”, explicou Delegado Péricles. O texto da proposta de Lei apresentada por Péricles, prevê ainda que o comerciante poderá excluir sua responsabilidade caso comprove, de forma inequívoca, a origem lícita do produto por meio da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que deverá conter a descrição detalhada da bebida (marca, lote e quantidade) e a identificação clara do fornecedor. Notas fiscais genéricas, sem essas especificações, não terão validade para afastar a responsabilidade. O projeto também garante que qualquer pessoa possa denunciar, de forma anônima, a suspeita de comercialização de bebidas adulteradas por meio do disque-denúncia estadual, aplicativos de mensagens, portais eletrônicos oficiais e outros meios digitais que preservem o sigilo da informação. Para Delegado Péricles, a iniciativa é fundamental para proteger a vida dos consumidores e ao mesmo tempo dar segurança jurídica aos comerciantes que atuam corretamente. “Não podemos permitir que comerciantes que não verificam a procedência dos produtos fiquem impunes enquanto famílias perdem entes queridos por intoxicação. Este projeto garante mecanismos de responsabilização e, ao mesmo tempo, protege os estabelecimentos sérios que atuam de forma correta”, destacou o parlamentar. Texto: Ascom Imagens: Mário James
- Delegado Péricles comemora sanção de lei que garante mamografia gratuita a partir dos 40 anos no Amazonas
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) celebrou a sanção da Lei nº 7.770/2025, que assegura a realização anual e gratuita da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos na rede pública de saúde do Amazonas. A norma, originada do Projeto de Lei nº 142/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 20 de agosto e sancionada em 15 de setembro. A lei também garante que mulheres com histórico familiar possam realizar o exame antes dos 40 anos, mediante recomendação médica. Para Péricles, a medida reforça o protagonismo do Amazonas em políticas de saúde preventiva, a exemplo da vacinação contra o HPV, outra bandeira que o deputado defende. “Avançamos ainda mais. Agora é lei: toda mulher amazonense a partir dos 40 anos tem direito à mamografia anual. Mais uma vez nosso Estado se torna referência em prevenção”, destacou. O parlamentar ressaltou ainda a atuação decisiva do diretor-presidente da Fcecon, Dr. Gerson Mourão, que se posicionou contra a tentativa de elevar a idade mínima para realização do exame. “Essa vitória é fruto da mobilização de quem não se calou diante de uma ameaça. O Dr. Gerson Mourão foi peça fundamental nessa luta, ao lembrar que negar o exame seria condenar mulheres a diagnósticos tardios e tratamentos mais agressivos”, disse Péricles. Na mesma linha da política pública criada no Amazonas, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (23) que também ofertará a mamografia gratuitamente para mulheres de 40 a 49 anos. Segundo a pasta, essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença, e o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Deputado Delegado Péricles leva mutirão de cirurgias oftalmológicas para Presidente Figueiredo
O município de Presidente Figueiredo, distante 126,7 quilômetros de Manaus, recebe, de 22 de setembro a 2 de outubro, mais uma edição do Projeto Novo Olhar, iniciativa idealizada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL) que oferece cirurgias oftalmológicas gratuitas. A abertura do evento ocorreu na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município e marca o início de uma maratona de atendimentos que beneficiará 320 pessoas cadastradas, das quais 141 passarão por cirurgias de catarata e 175 por procedimentos de pterígio, conhecido popularmente como carne crescida. Todos os pacientes atendidos receberão óculos no pós-cirurgia, assegurando uma recuperação completa. “Devolver a visão, cuidar da saúde e oferecer dignidade ao nosso povo é a missão do nosso mandato. No Novo Olhar, estamos mudando destinos”, frisou Delegado Péricles. O Novo Olhar já alcançou mais de 14 municípios do Amazonas, somando mais de 2 mil procedimentos desde 2021, entre cirurgias de catarata e pterígio, reduzindo significativamente as filas do Sistema de Regulação (Sisreg) e devolvendo autonomia a centenas de famílias. Em edições anteriores, como na Calha do Madeira, o projeto chegou a realizar mais de 400 cirurgias em um único ciclo, zerando a demanda reprimida de pacientes que aguardavam há anos por atendimento. Reconhecimento A iniciativa do deputado Delegado Péricles recebeu o reconhecimento do governador do Estado, Wilson Lima, que, presente ao evento, destacou o trabalho do parlamentar em prol da saúde pública do Amazonas. “Parabenizo o Péricles por mais uma ação voltada à saúde pública. Aproveito para reafirmar meu compromisso não apenas de pagar as emendas parlamentares destinadas ao setor, mas também de colocar à disposição a nossa Secretaria de Saúde, com toda a estrutura necessária para que possamos avançar com ações como esta”, afirmou o governador. O prefeito de Presidente Figueiredo, Fernandão, também agradeceu a iniciativa. “Sabemos que existe uma grande demanda por cirurgias oftalmológicas em nosso município, sobretudo nas comunidades, e ações como essa nos ajudam a alcançar quem mais precisa. Obrigado, deputado, por ser um braço tão importante para a saúde pública da nossa cidade”, destacou o prefeito. Investindo na saúde pública de PF Para Presidente Figueiredo, além do mutirão, Delegado Péricles já destinou R$ 1,7 milhão em emendas parlamentares ao Fundo Municipal de Saúde. Os recursos possibilitaram a modernização do sistema de informática da secretaria, informatizando prontuários e permitindo maior controle da fila do Sisreg, além de viabilizar a compra de materiais permanentes, aquisição de medicamentos e custeio de serviços básicos. O deputado reforça que a saúde de qualidade exige não apenas mutirões, mas também investimentos estruturais que garantam eficiência e continuidade no atendimento à população. Em breve mais uma ação Comprometido com o fortalecimento da rede de saúde, o parlamentar já prepara para os próximos meses a chegada do mutirão ginecológico Cuidado da Mulher, que levará consultas, exames preventivos, mamografias e ultrassonografias às mulheres de Presidente Figueiredo. Em municípios como Envira, por exemplo, a iniciativa já alcançou mais de 1.200 exames e cerca de 900 atendimentos clínicos em um único ciclo, reforçando a importância do projeto para diagnóstico precoce e prevenção de doenças. “Com o Cuidado da Mulher em Presidente Figueiredo vamos continuar salvando vidas e assegurando que ninguém precise percorrer longas distâncias em busca de atendimento”, ressaltou Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- “O cidadão precisa ter o seu esforço reconhecido, e o Governo tomou uma decisão acertada”, diz Delegado Péricles sobre redução do IPVA
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) acompanhou, nesta segunda-feira (15), a solenidade do Governo do Estado que anunciou a redução de 50% nas alíquotas do IPVA a partir de 1º de janeiro de 2026. De acordo com Delegado Péricles, a medida representa um alívio significativo no orçamento dos amazonenses e atende a uma das principais bandeiras defendidas por ele na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com a mudança, veículos de até 1.000 cilindradas terão a alíquota reduzida de 3% para 1,5%; os de acima de 1.000 cilindradas, de 4% para 2%; já os elétricos ou híbridos passam de 3% para 1,5%; enquanto caminhões, tratores, ônibus, micro-ônibus, transporte escolar e público terão a taxa reduzida de 2% para 1%. Para Delegado Péricles, a decisão fortalece a luta por mais justiça tributária no Estado. “Essa redução é uma vitória para a população, que há anos convive com a alta carga tributária. Sempre defendi que o cidadão precisa ter o seu esforço reconhecido, e o Governo do Estado tomou uma decisão acertada. Essa conquista dialoga com a nossa atuação na Aleam, onde já apresentamos projetos de lei para reduzir a alíquota do IPVA dos veículos elétricos, incentivando o uso de alternativas mais limpas e sustentáveis de transporte”, afirmou o deputado. Péricles reforçou ainda que a medida impacta diretamente o dia a dia do trabalhador amazonense. “Estamos falando de mais dinheiro no bolso de quem usa carro para trabalhar, de quem depende do transporte público, de quem move a economia com caminhões e tratores. É uma decisão que tem reflexos sociais, econômicos e ambientais positivos para o nosso Estado”, completou. O parlamentar destacou que seguirá atento e vigilante a iniciativas que tragam benefícios diretos à população. “Nosso mandato está à disposição para continuar lutando por políticas que respeitem o cidadão e que promovam desenvolvimento econômico com responsabilidade social”, finalizou. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles defende decisão que absolveu vereador Sargento Salazar
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) manifestou seu apoio à decisão do juiz Fábio Lopes Alfaia, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, que absolveu o vereador Sargento Salazar (PL) da acusação de homicídio de um suspeito de assalto ocorrido em 2019. Na sentença, o magistrado reconheceu que o agente agiu em estrito cumprimento do dever legal, atuando para proteger a sociedade. A manifestação do parlamentar ocorreu após o também deputado estadual Daniel Almeida (Avante) criticar duramente a decisão em plenário, classificando-a como arbitrária. “Estão querendo inverter os papéis, defender um criminoso com extensa ficha criminal e tratá-lo como vítima. A verdadeira vítima não era ele, mas sim a sociedade. O Sargento Salazar cumpriu apenas o seu dever: proteger o cidadão de bem. O juiz foi feliz em sua decisão”, disparou Péricles. Durante o discurso, Delegado Péricles lembrou o episódio de 2017, quando foi alvejado no rosto por criminosos durante uma operação policial em Manaus. “Só quem está na linha de frente sabe o quanto é arriscado defender a sociedade. Eu só estou aqui porque Deus quis. Eu já fui atingido com um tiro no rosto, e sei o que significa estar diante de criminosos armados. Por isso, não aceito que queiram politizar o caso, porque a verdade é que o vereador Sargento Salazar tem incomodado muita gente ao fiscalizar de perto tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado”, destacou o parlamentar. Delegado Péricles ainda reforçou que a decisão judicial representa a defesa do trabalho legítimo dos agentes das forças de segurança, que diariamente arriscam suas vidas para proteger a população. “Não se trata de corporativismo, mas de justiça. Precisamos ter coragem para dizer que bandido não pode ser tratado como vítima. Quem defende a sociedade merece respeito e respaldo da Justiça”, concluiu Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles entrega a Medalha do Mérito Jurídico à Procuradora-Chefe do MPT, Dra. Alzira Melo Costa
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na tarde desta terça-feira (2), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral à procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho nos Estados do Amazonas e Roraima, Dra. Alzira Melo Costa. A proposta foi do deputado estadual Delegado Péricles (PL), que destacou a trajetória da procuradora como um marco de compromisso com a justiça social e a defesa dos direitos humanos. O parlamentar ressaltou ainda um fato histórico: Dra. Alzira é a primeira mulher a receber a honraria, o que amplia a representatividade feminina no reconhecimento de personalidades que marcam a história do Direito no Amazonas. Durante a cerimônia, Péricles enfatizou a honra de ter sido convidado por Dra. Alzira a se somar na luta pelo reconhecimento e melhores condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis no Estado. O deputado lembrou da visita conjunta ao lixão a céu aberto de Manacapuru, onde testemunhou as condições degradantes enfrentadas diariamente por esses trabalhadores, e também da participação no Encontro dos Catadores de Materiais Recicláveis de Manaus e Região Metropolitana, realizado em maio deste ano, na sede do MPT. “Assumi essa causa ao lado da Dra. Alzira porque acredito na importância desses profissionais para a sustentabilidade das nossas cidades e para a dignidade de tantas famílias. Foi ouvindo seus relatos e suas reivindicações que compreendi ainda mais a urgência de políticas públicas que os reconheçam como agentes ambientais”, afirmou o deputado. A trajetória da procuradora foi lembrada como referência nacional. Natural do Amazonas e formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dra. Alzira tem atuação marcada por enfrentamentos fundamentais, como o combate ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além da defesa de migrantes, refugiados, pessoas em situação de rua e catadores de recicláveis. “Esta medalha não é apenas um tributo ao percurso já trilhado, mas um convite para renovar meu compromisso com a missão que me move. Agradeço profundamente a esta egrégia instituição por tão justa honraria, em especial ao deputado Delegado Péricles”, agradeceu Alzira Melo Costa. O trabalho de Alzira já recebeu amplo reconhecimento: em 2024, ela foi agraciada com o Prêmio Neide Castanho, pela luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, e conquistou o Prêmio CNMP em primeiro lugar com o projeto Mujeres Fuertes, desenvolvido em parceria com o ACNUR e a organização Hermanitos, beneficiando mais de 600 mulheres. Também recebeu a Medalha Ruy Araújo, a Medalha Almirante Tamandaré, o título de Amiga da Marinha e a Medalha de Ouro da Cidade de Manaus. Além das condecorações, sua atuação possibilitou a criação e reforma de casas de acolhimento, além da destinação de recursos ao Centro Integrado de Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Crimes. “Esta homenagem não representa apenas o reconhecimento ao brilhante trabalho da Dra. Alzira, mas a gratidão da sociedade amazonense e roraimense pela sua dedicação incansável. Sua luta inspira jovens, fortalece instituições e nos lembra que o Direito existe, acima de tudo, para humanizar a vida”, completou Péricles. A Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral é uma das maiores honrarias da Assembleia Legislativa, destinada a personalidades que se destacam na defesa da justiça e no fortalecimento do Direito. Imagens: Márcio James Texto: Ascom
- Deputado Delegado Péricles cobra nomeação de concursados da Polícia Civil e valorização da tropa durante sessão na Aleam
Na sessão plenária desta terça-feira, 20, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para repercutir a participação do secretário de Segurança Pública, Coronel Vinícius, durante reunião da Comissão de Segurança da Casa. Péricles destacou suas cobranças em relação à nomeação dos concursados da Polícia Civil e ao respeito aos direitos dos policiais militares. Segundo o parlamentar, a presença do secretário não poderia passar despercebida, já que os problemas enfrentados pela categoria impactam diretamente a vida da população. “É inadmissível que se faça um concurso público, forme profissionais prontos para servir e depois se deixe essas pessoas esperando indefinidamente. A população sofre com o déficit de efetivo e esses homens e mulheres estão preparados para trabalhar. Isso não é gestão, é descaso”, afirmou. Péricles também criticou os investimentos anunciados pela Secretaria em sistemas tecnológicos milionários, enquanto direitos básicos dos policiais militares seguem suspensos. “Data-base, Auxílio Fardamento, Gratificação de Cursos: todos esses direitos estão em aberto. Como exigir dedicação máxima de quem arrisca a vida diariamente, se o próprio Estado desrespeita seus direitos financeiros?”, questionou. O deputado fez ainda duras críticas à postura do secretário de Segurança em relação à escalada da criminalidade em Manaus, citando episódios recentes de “foguetaços” promovidos por facções criminosas para comemorar a expansão de território. “Enquanto o Estado falha em garantir o básico para sua tropa, criminosos afrontam a sociedade com foguetaços em plena noite, demonstrando poder e ausência de controle. Isso é inaceitável”, disse. Outro ponto destacado por Péricles foi a distribuição de alimentos realizada por uma organização criminosa no bairro Nossa Senhora de Fátima, Zona Norte de Manaus, episódio que ganhou repercussão e expôs a fragilidade do Estado. “Quando uma facção assume o papel de distribuir cestas básicas em comunidade, estamos diante do retrato do abandono. Isso não pode ser normalizado. É dever do Estado garantir presença, dignidade e segurança, não deixar que o crime ocupe esse espaço”, alertou. O parlamentar reforçou que a segurança pública não pode ser palco de propaganda, mas de resultados efetivos. “Não é tecnologia de prateleira que vai salvar a vida do policial na rua. O que salva é efetivo suficiente, treinamento, estrutura e, principalmente, respeito aos direitos da tropa. O resultado só virá com a imediata nomeação dos concursados da Polícia Civil e a valorização dos policiais militares”, destacou. Delegado Péricles concluiu reafirmando seu compromisso de manter a cobrança em defesa dos servidores da segurança e da população amazonense. “Meu compromisso é com a tropa e com o povo do Amazonas. Vou seguir cobrando para que haja respeito aos servidores da segurança e para que a população tenha a tranquilidade que merece”, finalizou. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Deputado Delegado Péricles destaca investimentos e leis em favor da FCecon nos 51 anos da instituição
Na tarde desta segunda-feira (11), durante uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em homenagem aos 51 anos da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o deputado estadual Delegado Péricles (PL) reafirmou seu compromisso na luta contra o câncer no Amazonas. Ele também apresentou um balanço dos investimentos e ações realizadas em seu mandato em benefício da instituição. O deputado relembrou que sua dedicação à causa nasceu após a primeira visita à unidade, quando pôde presenciar o trabalho incansável dos profissionais e o enfrentamento diário de pacientes e familiares contra a doença. “Naquele dia, fiz um compromisso pessoal: a luta contra o câncer no Amazonas também seria a luta do meu mandato. E não seria apenas em palavras, mas em ações concretas, porque quem sofre não pode esperar”, afirmou. Desde então, Delegado Péricles destinou mais de R$ 8 milhões em emendas parlamentares para a FCecon, incluindo a compra de equipamentos de alta tecnologia, como sistemas de videoendoscopia, bisturis eletrônicos e próteses mamárias, garantindo diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais seguros. Um dos investimentos de maior impacto foi a aplicação de R$ 4,5 milhões na construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), o primeiro hospital-dia do Amazonas, especializado na prevenção e tratamento de lesões precursoras do câncer do colo do útero. Essa unidade já ampliou a capacidade de cirurgias de conização e oferece um atendimento moderno e humanizado. Em abril deste ano, o deputado garantiu R$ 1,2 milhão para a modernização do centro cirúrgico, compra de ultrassonografia de alta performance, aquisição de insumos, melhorias no acolhimento de pacientes e familiares, além da ampliação da estrutura do Cepcolu. Recursos também foram destinados ao setor de biópsia e às cirurgias de cabeça e pescoço, com equipamentos que reduzem procedimentos invasivos e aumentam as chances de recuperação plena. Outra iniciativa importante foi a criação do Observatório do Câncer do Amazonas, viabilizado por R$ 100 mil em emenda parlamentar. Essa ferramenta permitirá mapear casos, acompanhar estatísticas e planejar ações mais eficazes de combate à doença. Delegado Péricles também destacou a sanção, nas últimas semanas, de uma lei de sua autoria que garante assento prioritário em ônibus intermunicipais para pacientes em tratamento oncológico. “Uma conquista simples no papel, mas imensa para quem, no meio da luta pela vida, não pode enfrentar ainda a luta por um lugar para sentar”, ressaltou. O deputado fez questão de reconhecer a atuação de lideranças da FCecon, como o diretor-presidente Dr. Gerson Mourão e a médica ginecologista Dra. Mônica Bandeira de Mello, além de todos os profissionais da instituição. “Meu compromisso com a FCecon é vitalício. Continuarei lutando para garantir recursos, defender políticas públicas e apoiar cada profissional, paciente e família que enfrenta o câncer no Amazonas”, concluiu. As ações de Péricles em favor da FCecon receberam o reconhecimento da secretária de saúde do Estado, Nayara Makssoud. “Todo carinho e dedicação do deputado na luta contra o câncer em nosso Estado é notório e claro. Acompanho seu trabalho de perto, seja nas reuniões técnicas ou nos diálogos em busca de soluções para tantos projetos que trabalhamos em benefício da população", destacou Nayara.Textos: AscomImagens: Márcio James
- CPI do Asfalta Manaus prestes a ser instalada na Assembleia Legislativa do Amazonas
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está prestes a instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Asfalta Manaus. A proposta, de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), já conta com as 10 assinaturas necessárias, duas a mais que o mínimo regimental, e foi oficialmente protocolizada nesta terça-feira (5). O objetivo é investigar a aplicação dos R$ 181 milhões repassados pelo Governo do Estado à Prefeitura de Manaus por meio do programa “Asfalta Manaus”. Assinaram o pedido os deputados: Delegado Péricles (PL), Alessandra Campêlo (Podemos), Cristiano D’Angelo (MDB), Rozenha (PMB), Sinésio Campos (PT), Wanderley Monteiro (Avante), Wilker Barreto (Mobiliza), Adjuto Afonso (União Brasil), Carlinhos Bessa (Partido Verde) e Dan Câmara (Podemos). Em discurso contundente na tribuna, Delegado Péricles classificou a situação como “urgente e inadiável”, citando a precariedade das ruas da capital e as tragédias provocadas por buracos não sinalizados, como a morte da biomédica Giovana Aquino e da bebê que ela carregava. O deputado também relembrou outros casos fatais ocorridos nas avenidas Camapuã e Torquato Tapajós. “Manaus está manchada de sangue. A cidade virou um campo minado por buracos, e as consequências estão sendo fatais”, afirmou. O parlamentar defendeu o papel da Assembleia como fiscalizadora dos recursos estaduais. “O dinheiro é do povo. Quando a Prefeitura falha, a responsabilidade também recai sobre esta Casa. Temos, sim, legitimidade legal e moral para investigar”, reforçou. Investigação ampla e criteriosa Segundo Delegado Péricles, a CPI vai investigar profundamente diversos aspectos do programa Asfalta Manaus, como: Quais vias foram contempladas em cada convênio e aditivo; Critérios técnicos para escolha das ruas a serem recapeadas; Especificações contratuais e se foram efetivamente cumpridas; Empresas contratadas e análise de seus processos licitatórios; Possíveis indícios de superfaturamento, desvio ou uso indevido dos recursos; Diferenças entre a publicidade institucional e a realidade das obras entregues; Riscos à vida gerados pela má execução das obras e falta de transparência nos portais oficiais de informação. Próximos passos na Aleam Após o protocolo, o pedido de CPI será encaminhado à Mesa Diretora e, posteriormente, à Procuradoria Geral da Casa, que analisará sua viabilidade jurídica. Com o parecer técnico em mãos, a Mesa poderá deliberar sobre a instalação da comissão. A composição da CPI seguirá o critério do quociente partidário, conforme prevê o Artigo 24 do Regimento Interno da Aleam. Após sua formalização, os membros definirão, em reunião inaugural, os cargos de presidente e relator. O prazo para conclusão dos trabalhos será de 120 dias, com entrega de relatório técnico, objetivo e comprometido com a verdade. “Essa é a hora de escolher de que lado estamos: do lado da população ou do lado da omissão. Eu escolho o lado do povo”, concluiu Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James Vídeo: João Pedro Figueiredo











