Resultados de busca
164 resultados encontrados com uma busca vazia
- Deputado Delegado Péricles fiscaliza obras do telhado da Radioterapia da Fcecon e anuncia entrega para março
Na manhã desta sexta-feira, 13, o deputado estadual Delegado Péricles realizou uma visita de fiscalização às obras de reconstrução do telhado do setor de radioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), investimento viabilizado por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil de sua autoria. Durante a inspeção, o parlamentar constatou que os serviços já alcançam 90% de conclusão, com previsão de entrega para o mês de março. “No ano passado, uma forte chuva destruiu o telhado do setor de radioterapia da Fcecon, comprometendo atendimentos e colocando em risco equipamentos essenciais. Por isso, destinei emendas para garantir a recuperação completa da estrutura. A previsão de conclusão é para o dia 9 de março, e fico muito feliz em ver que a obra está quase finalizada”, ressaltou Delegado Péricles. Acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação, Dr. Gerson Mourão, Péricles percorreu toda a área em reforma, conversou com pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade que é referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Região Norte e reforçou seu compromisso em garantir condições dignas e eficientes para o cuidado oncológico no Amazonas. Durante a visita, o deputado também verificou o local onde será construída a passarela que ligará as instalações da Fundação ao Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu). A obra será executada com mais uma emenda destinada por ele, no valor de R$ 500 mil. A estrutura facilitará o transporte de insumos entre as unidades, garantindo mais agilidade nos atendimentos e na realização de cirurgias de conização em mulheres com lesões pré-cancerosas. Além disso, assegurará o deslocamento seguro e digno de pacientes que realizam tratamento nas duas unidades de saúde. Delegado Péricles destacou que continuará acompanhando de perto o andamento das obras e reafirmou seu compromisso em fortalecer a rede oncológica do Amazonas com investimentos que gerem impacto real na vida das pessoas. Texto: Ascom Imagens:Márcio James
- Delegado Péricles entrega emenda de R$ 150 mil para fortalecer atendimento em centro de saúde mental do AM
O deputado estadual Delegado Péricles destinou R$ 150 mil em emenda parlamentar para reforçar a estrutura do centro de saúde mental do Estado do Amazonas. A entrega oficial ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12. Com os recursos, o centro foi contemplado com um veículo zero quilômetro, cadeiras de rodas e novos equipamentos utilizados no atendimento direto e no suporte aos pacientes. A iniciativa fortalece a mobilidade, amplia o acesso às terapias e melhora a qualidade dos serviços oferecidos à população. Delegado Péricles destacou que o investimento cumpre uma das prioridades do mandato: fortalecer políticas públicas que façam diferença na ponta. “A saúde mental precisa de estrutura, respeito e continuidade. Essa emenda garante melhores condições de atendimento e reforça nosso compromisso com um SUS mais forte, humano e eficiente”, afirmou o parlamentar. A diretora-geral da unidade, Ágatha Selen, agradeceu o apoio e ressaltou que o novo equipamento representa um avanço significativo no cuidado diário. “Esse veículo e os novos materiais ampliam nossa capacidade de atender, de buscar pacientes e de oferecer suporte adequado às famílias que dependem da rede de saúde mental”, destacou. Também esteve presente na entrega a Secretária Executiva de Assistência de Saúde do Amazonas, Liege Menezes, que reforçou a importância da parceria entre o Legislativo e o Governo do Estado. “A colaboração de emendas como esta fortalece o sistema como um todo e garante que as unidades continuem evoluindo na qualidade da assistência. ” A emenda destinada pelo deputado Delegado Péricles integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, especialmente na área de saúde mental, que segue como prioridade para o mandato. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles critica inoperância da Segurança Pública diante de novo foguetório criminoso no dia 10 de fevereiro
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Delegado Péricles (PL) voltou a criticar a falta de planejamento e de ações efetivas da Secretaria de Segurança Pública diante do foguetório realizado na noite desta terça-feira (10), em comemoração ao aniversário da facção criminosa que domina comunidades e municípios do Estado. O parlamentar afirmou que, assim como alertou em 2024 e 2025, já era amplamente previsível que novos atos ocorreriam na mesma data deste ano. “Todos sabiam o que aconteceria no dia 10 de fevereiro. Eu anunciei isso diversas vezes, inclusive ontem ainda pela manhã. É lamentável assistir, mais uma vez, a celebração do domínio do crime organizado no Amazonas, enquanto nada é feito para impedir”, disse. Péricles destacou que, apesar de prisões e apreensões realizadas pela Polícia Militar durante a madrugada, a resposta institucional segue insuficiente. “Soube que alguns suspeitos foram detidos, e o secretário deve apresentar esses presos hoje. Mas qual crime será imputado? Soltar fogos? No máximo, um termo circunstanciado por apologia, com pena leve e liberação imediata. Isso não enfrenta o problema”, criticou. O deputado afirmou que o domínio territorial da facção, sem concorrência com outros grupos, explica a redução dos índices de homicídio registrada no Estado. “Não é fruto de planejamento ou investimento em inteligência. É reflexo direto da hegemonia criminosa, que não enfrenta mais disputa interna”, afirmou. Durante o pronunciamento, Péricles também voltou a denunciar prioridades equivocadas da atual gestão da Segurança Pública, que, segundo ele, concentra recursos em sistemas tecnológicos caros, enquanto policiais civis, militares e bombeiros seguem sem melhorias básicas. “O secretário investe em contratos milionários, ignora a tropa, não garante auxílio-fardamento, não atualiza data-base e ainda foi um dos primeiros a receber gratificação de curso, enquanto muitos praças sequer foram contemplados. Péssimo exemplo de liderança”, declarou. O parlamentar anunciou que apresentará, nas próximas sessões, detalhes sobre contratações e convênios envolvendo empresas responsáveis pelos sistemas adquiridos pela Secretaria. Ele reforçou ainda a importância da manutenção do Procedimento Policial Eletrônico (PPE), gratuito e já funcional, defendido por ele e outros parlamentares contra tentativas de substituição por uma plataforma paga. Ao encerrar o discurso, Delegado Péricles afirmou que, sem mudanças profundas no comando e na política de segurança, o cenário tende a se repetir em 2027. “Se nada mudar, estaremos aqui novamente no próximo dia 10 de fevereiro assistindo ao mesmo foguetório. Não por adivinhação, mas porque o Estado está entregue, e o secretário insiste em dizer que está tudo bem”, concluiu. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles articula redução do tempo de espera para primeira consulta de pacientes com câncer na Fcecon
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) anunciou, na manhã desta terça-feira (4), durante discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas, que está articulando junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) um conjunto de ações para reduzir o tempo de espera da primeira consulta de pacientes recém-diagnosticados com câncer no Amazonas. Segundo o parlamentar, atualmente os pacientes chegam a aguardar, em média, pelo menos 30 dias para o primeiro atendimento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A proposta defendida por Delegado Péricles é que esse prazo seja reduzido para, no máximo, 20 dias, por meio da reorganização dos atendimentos e da aceleração dos fluxos de consulta. “Quem recebe a notícia de que está com câncer não pode esperar. Nosso objetivo é reduzir esse tempo e garantir que o paciente tenha acesso mais rápido ao especialista e ao tratamento”, afirmou o deputado no plenário, marcando o retorno dos trabalhos legislativos de 2026. Além da articulação política, Delegado Péricles tem atuado com investimentos concretos voltados à luta contra o câncer e à modernização da estrutura oncológica no Amazonas. O parlamentar já destinou mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares para a FCecon, recursos aplicados na construção do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), na compra de equipamentos, materiais e em melhorias de infraestrutura, como a aquisição de aparelhos e a revitalização de espaços essenciais ao atendimento oncológico. Entre os setores beneficiados, destaca-se o de patologia, que foi modernizado com a entrega de um processador de tecidos de última geração, ampliando a capacidade diagnóstica da instituição e contribuindo para agilizar a análise de exames fundamentais para o início do tratamento. “Quem luta contra o câncer, ou vive sob a suspeita da doença, luta contra o relógio. Adquirir esse equipamento para o setor de patologia é, sem dúvida, uma forma de salvar vidas. Esse gesto reafirma a continuidade do meu compromisso com essa parcela da população”, destacou o Delegado Péricles. O deputado também já destinou recursos para a aquisição de equipamentos que agilizam o trabalho de biópsias e diagnósticos, como micrótomos manuais, mantendo um histórico contínuo de investimentos voltados à ampliação da capacidade de diagnóstico e ao cuidado com os pacientes oncológicos. Os investimentos vão além da infraestrutura hospitalar. Delegado Péricles é autor de emendas e indicações que resultaram na construção e fortalecimento do Cepcolu, primeiro hospital-dia do Amazonas, onde são realizadas cirurgias de conização!(procedimento que remove lesões pré-cancerígenas do colo do útero). De acordo com dados da FCecon, o câncer do colo do útero é a doença que mais mata mulheres no estado. Inaugurado em março de 2025, o Cepcolu contribuiu para desafogar a fila de procedimentos da FCecon, realizando até o momento mais de 5.800 atendimentos, entre consultas iniciais, conizações, retornos e acompanhamentos. “Investir em saúde é salvar vidas. Cada ação, cada equipamento e cada recurso empenhado representam menos espera, mais dignidade e mais chances de cura para quem enfrenta o câncer”, reforçou o parlamentar. Delegado Péricles também é autor da Lei nº 7.770/2025, que garante prioridade na realização de exames de mamografia para mulheres com menos de 40 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama ou apresentem nódulos, no âmbito da rede pública de saúde do Amazonas. A legislação também assegura folga remunerada às servidoras da Assembleia Legislativa para a realização anual do exame. Do tratamento à prevenção Além do tratamento, o deputado atua fortemente na prevenção do câncer, especialmente entre mulheres do interior do estado. Por meio do Projeto Cuidado da Mulher, Delegado Péricles leva serviços ginecológicos aos municípios do Amazonas. Os mutirões já beneficiaram mais de três mil mulheres, com a realização de exames como papanicolau, colposcopia, mamografia, ultrassonografias, entre outros procedimentos preventivos. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Deputado Delegado Péricles propõe criação de Hospital e Pronto-Socorro da Criança na ZN de Manaus
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) apresentou o Requerimento nº 4363/2025, solicitando ao Governo do Estado do Amazonas e à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) a implantação de um Hospital e Pronto-Socorro da Criança na Zona Norte de Manaus. A iniciativa foi encaminhada como indicativo ao governador do Amazonas e à titular da SES-AM, e tem como foco ampliar e descentralizar o atendimento pediátrico de urgência, emergência e internação, assegurando mais acesso, agilidade e dignidade às famílias que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, Manaus conta com três hospitais infantis localizados nas zonas Oeste, Leste e Sul. No entanto, a Zona Norte que concentra alguns dos bairros mais populosos da cidade, como Cidade Nova, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Monte das Oliveiras e Santa Etelvina não possui nenhuma unidade hospitalar infantil com estrutura completa para atendimento de urgência e emergência. Segundo o deputado, essa ausência impacta diretamente a vida de milhares de famílias. “Estamos falando da região mais populosa de Manaus, onde vivem milhares de crianças e adolescentes. A falta de um hospital infantil obriga essas famílias a percorrer longas distâncias em momentos críticos, quando o tempo pode significar a diferença entre a vida e a morte”, destacou Delegado Péricles. O parlamentar ressalta ainda que o deslocamento excessivo contribui para a superlotação das unidades já existentes, sobretudo em períodos de maior incidência de doenças respiratórias e síndromes gripais, que afetam com mais intensidade o público infantil. “A implantação de um Hospital e Pronto-Socorro da Criança na Zona Norte não é apenas uma obra física. É uma medida de justiça social, que vai descentralizar os serviços, reduzir o tempo de espera, melhorar a eficiência do atendimento e garantir mais segurança e dignidade às crianças e às suas famílias”, afirmou. Delegado Péricles também enfatizou o crescimento demográfico da Zona Norte como fator determinante para a urgência da proposta. “Manaus cresce rapidamente, e o Estado precisa acompanhar esse crescimento com políticas públicas estruturantes. Saúde infantil exige planejamento, estrutura adequada e atendimento humanizado”, completou. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Deputado Delegado Péricles comemora marca de 5,8 mil atendimentos do Cepcolu
Em apenas dez meses de funcionamento, o Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) já ultrapassou a marca de 5,8 mil atendimentos, consolidando-se como uma das principais iniciativas de fortalecimento da saúde feminina no Estado. A unidade é resultado direto da atuação do deputado estadual Delegado Péricles (PL), responsável pela destinação de aproximadamente R$ 5 milhões em recursos para a construção do centro e aquisição de equipamentos, viabilizando a implantação de uma política pública permanente de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, doença que de acordo com dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), é a doença que mais mata mulheres no Estado. “O Cepcolu é uma conquista que representa cuidado, dignidade e respeito à vida das mulheres amazonenses. Cada atendimento realizado aqui é uma chance real de diagnóstico precoce e de mudança de história. Esse sempre foi o nosso objetivo: transformar recursos públicos em ações concretas que salvam vidas”, destacou o deputado estadual Delegado Péricles. Criado para atender pacientes que antes enfrentavam longas filas e dificuldades de acesso a exames especializados, o Cepcolu passou a ofertar, em um único espaço, consultas ginecológicas, exames especializados, colposcopias, biópsias e acompanhamento clínico, ampliando as chances de diagnóstico precoce de uma doença que ainda apresenta altos índices de mortalidade quando identificada tardiamente. O foco de investimentos no Cepcolu teve início ainda no começo do mandato do deputado Delegado Péricles, quando a saúde da mulher foi estabelecida como prioridade. Diante da realidade enfrentada por milhares de mulheres no Amazonas, o parlamentar articulou a destinação de emendas que garantiram não apenas a construção da estrutura física, mas também a aquisição de equipamentos modernos e a organização do serviço para funcionamento pleno, com atendimento humanizado e eficiente. “Desde a inauguração, a unidade tem contribuído significativamente para a redução de filas reprimidas e para o fortalecimento da rede pública de saúde, atuando de forma integrada com o Estado e os municípios. Em apenas dez meses, os mais de 5,8 mil atendimentos realizados refletem o impacto social do centro e reafirmam nosso compromisso com políticas públicas voltadas à saúde feminina e à prevenção”, explicou Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles destina mais de R$ 18 milhões em emendas parlamentares para saúde pública do AM em 2026
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) mais de R$ 18 Milhões de suas emendas impositivas, para investimentos na saúde pública do Amazonas. O montante foi distribuído entre Manaus e diversos municípios, reforçando serviços essenciais como compra de medicamentos, aquisição de equipamentos, modernização de unidades, compra de ambulâncias e realização de mutirões de cirurgias em várias especialidades, incluindo oftalmológicas, ortopédicas e de hérnias. A maior parte do valor, mais de R$ 8 milhões, foi destinada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que utilizará os recursos na contratação de serviços especializados para mutirões de cirurgias eletivas, medida fundamental para reduzir as filas do Sistema de Regulação (Sisreg) e acelerar o atendimento de pacientes em todo o Estado. As emendas beneficiam projetos como o Novo Olhar, Cuidado da Mulher entre outros liderados por Péricles. Segundo Delegado Péricles, destinar todo o recurso das emendas individuais ao setor da saúde representa um compromisso firme com a vida das pessoas. “A saúde do Amazonas continua sendo uma das minhas maiores prioridades. Cada centavo dessas emendas foi pensado para salvar vidas, reduzir filas e modernizar o atendimento no nosso Estado”, afirmou o deputado. Em Manaus, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon), onde o deputado mantém atuação contínua e estruturante, recebeu importantes investimentos. Entre eles estão R$ 573 mil para a construção de uma passarela que ligará a sede da Fcecon ao prédio do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu,) garantindo mais segurança e conforto aos pacientes; R$ 83 mil para a compra de um endoscópio, ampliando a capacidade de realização de exames; e R$ 80 mil para a aquisição de um soldador automatizado esterilizado de tubos, equipamento utilizado na agência transfusional. Unidades como a Policlínica Gilberto Mestrinho, Policlínica da Polícia Militar, Maternidade Azilda Marreiro, SPA Danilo Corrêa, Hospital e Pronto-Socorro da Zona Leste, Fundação Alfredo da Matta, Policlínica João dos Santos Braga, além de instituições sociais, também foram contempladas. No interior, os investimentos reforçam a compra de medicamentos e materiais de uso hospitalar (PPS). Os municípios de Presidente Figueiredo, Autazes, Itamarati, Eirunepé e Envira receberam R$ 1 milhão cada. Já Barcelos, Borba e Tonantins foram contemplados com R$ 500 mil. Com esse volume de investimentos, o parlamentar reforça que sua atuação segue focada no cuidado direto com a população. “Meu compromisso de vida como alguém que já sentiu na pele os benefícios e fragilidades do SUS é garantir mais estrutura, acesso e dignidade para pacientes e seus familiares em todas as regiões do Amazonas”, ressaltou. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas em Autazes e atende 220 pacientes
O município de Autazes, (distante cerca de 113 quilômetros de Manaus), recebe, nesta semana, o projeto Novo Olhar, iniciativa capitaneada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), que vai beneficiar 220 pacientes com cirurgias oftalmológicas, de catarata e carne crescida, contribuindo diretamente para a redução da fila do Sisreg e para a ampliação do acesso à saúde ocular no interior do Amazonas. “É um dia especial para mim. Estou retornando a Autazes, agora como deputado estadual, e assim como na época em que atuei como delegado de polícia na cidade, trago ações concretas em benefício dessa gente tão querida. Desta vez, é um trabalho grandioso de resgate da dignidade de pessoas que aguardavam há anos pela oportunidade de voltar a enxergar com qualidade. Tudo isso só é possível graças a essa parceria de sucesso com o prefeito Thomé Neto, que conhece meu trabalho desde antes da vida política e sabe do meu compromisso permanente em servir à população”, ressaltou Delegado Péricles. Para a execução do mutirão, o deputado destinou R$ 300 mil em emendas parlamentares, garantindo a realização dos procedimentos e o atendimento especializado à população que aguardava há meses por cirurgias oftalmológicas. Durante a abertura do mutirão nesta segunda-feira (3), Delegado Péricles esteve ao lado do prefeito Thomé Neto e de vereadores, cumprindo agenda institucional e também momentos de aproximação com a população. O deputado tomou café no mercado da cidade, conversou com comerciantes e moradores e ouviu de perto as demandas da comunidade. O prefeito Thomé Neto destacou a parceria e o compromisso do parlamentar com o município. “O deputado Delegado Péricles será sempre muito bem-vindo à nossa cidade. Ele conhece nossa realidade, então, aqui fica nosso sentimento de gratidão. Pois sempre que bato na porta do seu gabinete para pedir pelo nosso povo, ele nos recebe com muita atenção”, afirmou. Entre os pacientes beneficiados, a dona de casa Alcinete de Souza, de 58 anos, relatou a expectativa pela realização do procedimento. “É uma coisa que tô precisando, pois não estou quase enxergando nada. Essa cirurgia vai ser uma benção de Deus, porque não tenho dinheiro e, no meu caso, somente cirurgia. E tenho que fazer as cirurgias nos dois olhos”, disse. Outro beneficiado é Gabriel Viana da Costa, de 44 anos, que aguardava o procedimento há anos. “Nosso deputado está mandando bem, graças a Deus. Eu estava na fila de cirurgia por um bom tempo e, graças a Deus, ele trouxe essas cirurgias. Eu aguardava há uns três anos e isso estava me prejudicando até no meu trabalho”, relatou. Cuidado da Mulher Além do mutirão oftalmológico, Delegado Péricles também destinou outros R$ 300 mil em emendas parlamentares para a realização do mutirão Cuidado da Mulher, voltado a atendimentos ginecológicos, com previsão de acontecer em março de 2026 no município. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado Péricles destina R$ 613,5 mil em emendas para ações de saúde ocular em Parintins
Com R$ 613.500,00 (seiscentos e treze mil e quinhentos reais) em emendas parlamentares, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) está viabilizando ações de saúde ocular no município de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus. Os recursos contemplam o mutirão Novo Olhar, atendimentos oftalmológicos especializados, realização de exames e entrega de óculos de grau, beneficiando moradores da sede e de dez comunidades da zona rural da Ilha Tupinambarana. As ações incluem a realização do mutirão Novo Olhar, executado com investimento de R$ 200 mil em emendas parlamentares, garantindo cirurgias de catarata e de pterígio (carne crescida), consultas oftalmológicas, exames e a entrega gratuita de óculos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta edição, cerca de 150 pacientes estão sendo atendidos ao longo dos dias de ação. Paralelamente, está sendo executada outra emenda do deputado, no valor de R$ 413.500,00, destinada à realização de exames oftalmológicos e à entrega de óculos de grau para aproximadamente 600 pacientes. A iniciativa contempla moradores da sede de Parintins e de mais dez comunidades do município, ampliando o alcance dos serviços de saúde ocular. Ao comentar as ações, o deputado Delegado Péricles destacou que os investimentos foram direcionados para atender uma demanda recorrente da população. Segundo o parlamentar, a destinação das emendas priorizou a ampliação do acesso a serviços especializados, especialmente para moradores do interior que enfrentam dificuldades de deslocamento e limitações no acesso à rede pública de saúde. “Tenho certeza de que nossas ações contribuem para ampliar o acesso à saúde ocular em Parintins, com impacto direto na qualidade de vida da população atendida. Isso me deixa orgulhoso e consciente de que estamos fazendo a nossa parte enquanto representantes do povo”, ressaltou Delegado Péricles. A secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, que esteve presente na abertura do mutirão e deu todo suporte por meio da secretaria para a realização da ação, destacou que as iniciativas reforçam a estratégia de interiorização da saúde, ampliando a oferta de serviços especializados no interior do estado e fortalecendo a atuação integrada entre o parlamento e o Governo do Amazonas. Um dos organizadores da ação, o vereador Babá Tupinambá avaliou que os atendimentos oftalmológicos representam um avanço importante para a saúde do município, ao atender pacientes que aguardavam há anos por consultas, exames e pelas cirurgias. Ele destacou ainda a abrangência das ações, em parceria com o deputado Péricles, que alcançam tanto a área urbana quanto as comunidades da zona rural. José Acione Coelho é um dos pacientes atendidos na segunda edição do Novo Olhar em Parintins. Para ele, a iniciativa é fundamental para ajudar quem precisa e não tem condições financeiras de arcar com procedimentos na rede particular de saúde. “O mutirão que o deputado tem trazido para Parintins é uma excelente ideia. Estava me sentindo muito mal da vista, tudo embaçado, e depois do procedimento estou enxergando tudo limpinho”, comemorou José Coelho. Mãe e filha, Isaura e Selma Xavier, também fazem parte do grupo de pacientes que tiveram a forma de enxergar transformada pelo mutirão Novo Olhar. “Fizemos as cirurgias, já fomos reavaliadas e estamos muito felizes. A equipe é muito competente, as cirurgias foram um sucesso e só temos a agradecer ao deputado Delegado Péricles por essa bênção”, comemoraram Isaura e Selma. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Mandato de Delegado Péricles em 2025 é marcado pela defesa da população nos discursos na Aleam
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) se destacou em 2025 como o quinto parlamentar que mais se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reafirmando um mandato ativo, combativo e profundamente conectado com as demandas reais da população amazonense. Ao longo do ano, seus discursos abordaram temas sensíveis e estruturantes, como saúde pública, com ênfase na saúde feminina, segurança, combate às injustiças sociais, fiscalização do uso dos recursos públicos e enfrentamento de práticas que prejudicam diretamente o cidadão. Cada pronunciamento refletiu liberdade de mandato, coragem política e compromisso com a verdade, mesmo quando isso significou enfrentar interesses consolidados. Para Delegado Péricles, a tribuna não é apenas um espaço formal, mas um instrumento legítimo de defesa do povo, de cobrança por resultados e de proposição de soluções. “O volume e a consistência dos nossos discursos demonstram que o nosso mandato não se omite nem se silencia diante dos problemas. Diariamente, busco ser um canal permanente de diálogo entre a sociedade e os poderes responsáveis pela gestão pública. Fico feliz com os resultados alcançados; de fato, estamos mudando a vida das pessoas, e esse é o nosso maior objetivo”, ressaltou o parlamentar. Esse desempenho consolida Delegado Péricles como uma das vozes mais atuantes da Aleam e projeta um 2026 ainda mais intenso. “Sigo comprometido em ampliar os debates e fortalecer as políticas públicas, mantendo o plenário como um espaço de enfrentamento, construção e defesa dos interesses do Amazonas. O trabalho não para e, tenham certeza, seguirei sendo a voz de toda a população”, assegurou o deputado estadual Delegado Péricles. Texto: Ascom Imagens: Márcio James
- Delegado da PF Victor Mota recebe a Medalha do Mérito Legislativo na Assembleia do Amazonas
O delegado e supervisor da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal , Victor de Alencar de Araújo Mota, recebeu na tarde desta quarta-feira (10) a Medalha do Mérito Legislativo concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A indicação foi realizada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL). Segundo o parlamentar, a honraria reconhece um servidor que honra o Amazonas por meio de um trabalho pautado pela ética, responsabilidade e compromisso permanente com a população. “Sua dedicação ao serviço público e seu compromisso com a segurança são fundamentais na luta contra o crime. Nada mais justo do que reconhecer sua trajetória”, declarou Delegado Péricles. Nascido em Juiz de Fora (MG) e criado no Amazonas desde o primeiro ano de vida, o homenageado construiu no Estado sua formação acadêmica e sua carreira. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2011 e especialista em Direito Penal e Processual Penal, atuou como advogado inscrito na OAB/AM entre 2011 e 2018, período em que também ocupou funções estratégicas na Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) e na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Em 2019 ingressou na Polícia Federal, onde vem desempenhando funções de grande relevância institucional. Entre 2019 e 2022 foi Chefe da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/AM); de 2023 a 2024 atuou como Corregedor Regional Substituto; de 2024 a 2025 foi Chefe Substituto da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais (DMA/AM); e atualmente exerce a função de Supervisor da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM). A Medalha do Mérito Legislativo é destinada a reconhecer personalidades que contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento do Estado e para o fortalecimento das instituições públicas do Amazonas. Texto: Ascom Imagem: Márcio James
- Delegado Péricles consolida apoio à cafeicultura no Distrito de Realidade com mais R$ 250 mil em emenda
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) formalizou a entrega de uma nova emenda de R$ 250 mil ao Distrito de Realidade, reforçando seu compromisso de longo prazo com a cafeicultura local. A iniciativa soma-se a um conjunto de ações que, desde 2022, vêm transformando a produção de café em Humaitá num motor de desenvolvimento social e econômico para famílias da zona rural. Nos últimos anos, as emendas parlamentares do deputado totalizam mais de R$ 1 milhão destinados à comunidade. Em 2022, a partir de demanda dos produtores, Péricles destinou recursos para a compra de um secador de café, primeiro grande passo para profissionalizar o setor. Para Delegado Péricles, o investimento não representa apenas um repasse de recursos, mas um compromisso com o futuro de Realidade. “Uma terra com potencial, gente trabalhadora, e que merece oportunidades reais para crescer com dignidade e produzir com qualidade”, finalizou Delegado Péricles. Em 2023, recursos adicionais permitiram a aquisição de maquinários para beneficiamento: secadora, torrador metálico e descascador de grãos, além da distribuição de mudas de café, equipamento essencial para agregar valor ao produto e melhorar a qualidade dos grãos. No dia 27 de julho de 2024, o deputado esteve pessoalmente no Distrito de Realidade, visitando plantações e conversando com produtores para verificar o uso dos equipamentos e colher sugestões para novas demandas. Na ocasião, foram confirmados investimentos para aquisição de torrador e descascador, além de insumos e mudas. Em junho de 2024, uma emenda de R$ 360 mil atendeu à Associação de Produtores da comunidade: R$ 200 mil para compra de torrador, e R$ 160 mil para secadora de grãos, reforçando os pilares de estruturação da produção e beneficiamento local. No início de 2025, a comunidade celebrou a chegada de mais uma máquina de secagem, adquirida com emenda de R$ 200 mil, ampliando a capacidade de processamento dos grãos e reduzindo o uso de métodos artesanais. Com este novo equipamento, os cafeicultores passaram a dispor de estrutura mais robusta para industrialização do café. Segundo o parlamentar, suas emendas garantem estruturas que geram valor e melhoram a qualidade dos grãos produzidos em Realidade. “Hoje, os resultados são visíveis e concretos. E estamos dando mais um passo para profissionalizar a produção”, comemorou Péricles. Graças a esse conjunto de investimentos, a produção local alcançou resultados expressivos: em 2024, o Distrito de Realidade registrou colheita de aproximadamente 180 toneladas de café, número histórico para a comunidade, que até recentemente dependia de produção artesanal e de pequena escala. Texto: AscomImagens: Márcio James











