top of page

Resultados de busca

164 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Delegado Péricles chama a atenção das amazonenses para os cuidados contra o câncer do colo de útero

    O deputado estadual Delegado Péricles (PL), autor de emendas parlamentares que somadas representam mais de R$ 5 milhões em investimentos na Fundação Centro de Controle Oncologia do Amazonas (FCecon), que atua diretamente no atendimento de mulheres acometidas pelo câncer de colo de útero, causado diretamente pelo Papilomavírus Humano (HPV), chama a atenção do público feminino para a importância da imunização. Em 2024, o Brasil completará uma década disponibilizando a vacina contra o HPV, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Tenho acompanhado de perto o trabalho da Fcecon para atender essas mulheres e feito minha parte como parlamentar, para juntos diminuirmos a incidência desse câncer no Amazonas. Mas também, entendo que a principal linha de trabalho precisa ser a da prevenção e, para isso, temos que conscientizar nossas mulheres, para a importância da vacina”, ressaltou o Delegado Péricles. O parlamentar usa como dado, informações obtidas junto à médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, uma das principais vozes contra o câncer de colo de útero no Norte do país. Segundo ela, uma média de 23 mulheres morrem mensalmente vítimas do câncer que pode ser evitado por meio da vacinação e do processo de conização. Esse último, no caso de mulheres com infecções pré-cancerosas. “Esse número representa mais de 200 mortes por ano”, comentou Mônica Bandeira durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Vacinação nas escolas Delegado Péricles tem encampado diálogos junto ao Governo do Amazonas, por meio de representantes da saúde e educação, para que a vacinação de meninas e meninos de 9 a 14 anos volte a acontecer direto nas escolas públicas do Estado. “Tenho conversado com muitas pessoas e tenho esperança de que logo teremos um retorno positivo”, projetou Delegado Péricles. Cepcolu Com os valores enviados por Delegado Péricles à Fcecon, por meio de emendas parlamentares, está sendo possível a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero (Cepcolu). O local, ao lado da Fcecon, deve ser entregue à população no segundo semestre de 2024, para atendimento às mulheres com lesões pré-cancerosas que passaram pelo procedimento da conização. Com isso, terão retiradas as lesões iniciais da doença e demais protocolos precoces para remissão total da enfermidade.

  • Fila do Sisreg anda, após mutirões de cirurgias oftalmológicas realizadas com emendas de Delegado Péricles

    O deputado estadual Delegado Péricles (PL) destinou mais de R$ 3,4 milhões em emendas parlamentares para a realização de mutirões de cirurgias oftalmológicas no Amazonas. Mais de 1.700 pessoas foram atendidas nas ações realizadas em dez municípios, incluindo a capital Manaus. Os mutirões são voltados para tratar casos de catarata e carne crescida, em pessoas que compõem a fila do Sistema de Regulação (Sisreg), mantido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o Delegado Péricles, seus investimentos nas ações garantem impactos positivos na vida das pessoas. “Estamos fazendo a fila de cirurgias do Sisreg andar. Então, vamos continuar nesse caminho, pois observamos que os resultados são os melhores possíveis e que estamos mudando para melhor a vida das pessoas”, disse o Delegado Péricles. Na lista de municípios que já foram atendidos pelos mutirões, estão: Manaus, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Juruá e Envira. Ao longo do primeiro semestre de 2024, deverão ser atendidas as cidades de Eirunepé, Parintins, Manicoré e Boca do Acre.

  • Reunião técnica mediada por Delegado Péricles discute estratégias para retomada da vacinação em massa contra o HPV

    O deputado estadual Delegado Péricles (PL) mediou, na quarta-feira (3/4), reunião técnica para debater e traçar estratégias quanto ao retorno da vacinação em massa de crianças e jovens de 9 a 20 anos, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), no Amazonas. O vírus é o principal causador do câncer do colo do útero, doença que mais mata mulheres no Estado. O encontro que aconteceu na sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), e contou com a participação da nova secretária de saúde do Estado, Nayara Maksoud, do secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE),  Marcellus Campêlo, do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, da médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, entre outros técnicos das pastas. “Fico feliz quando vejo que o Governo do Estado e todos os órgãos envolvidos nessa grande missão, sinalizam positivamente para que logo, tenhamos grandes ações de vacinação contra o HPV em nossas crianças e jovens. Tenho aprendido sobre como muitas mulheres vêm morrendo ao longo do tempo, por um câncer que é 100% evitável e mais ainda, sobre como podemos mudar essa realidade. A vacinação é um passo essencial para diminuirmos e até eliminarmos essa doença, que já deixou e deixa tantas famílias enlutadas”, comentou o Delegado Péricles. Ciente da necessidade de retomar o projeto e de ampliá-lo usando várias metodologias para atingir a adesão da população à imunização contra o HPV, a secretária Nayara Maksoud, que assumiu recentemente a pasta da saúde do Estado, ressaltou que há um consenso na estrutura do Governo de que é preciso agir. “O governador Wilson Lima também entende que a vacinação contra o HPV faz parte desse ciclo de ações para combater o câncer de colo do útero entre o público feminino. Tenham certeza de que estamos trabalhando não só para ir até às escolas, como também a outros lugares onde tenhamos acesso às crianças e jovens na faixa etária da vacina”, explicou Nayara Maksoud. Na linha de frente da assistência a pacientes com câncer no Amazonas, o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e a médica ginecologista Mônica Bandeira, comemoraram o encaminhamento positivo da reunião. “Ao longo de décadas temos atuado no combate ao câncer no Estado, inclusive, atendendo pacientes vindos de outros Estados. Sabemos a dor que passa uma paciente com esse tipo de câncer, uma doença evitável e que tanto foi negligenciada. Fico emocionado ao ver que isso está mudando”, ressaltou Gerson Mourão, que teve a fala endossada pela colega Mônica Bandeira. “Os caminhos que estamos percorrendo, a retomada da vacinação em massa das crianças e jovens é mais uma vez pioneiro. Mais que isso, é o caminho para que a futura geração tenha uma vida sem o HPV, sem o câncer do colo do útero e de tantos outros tipos de câncer causados pelo vírus”, ponderou Mônica Bandeira.

  • Delegado Péricles apresenta instalações do Cepcolu à nova secretária de Saúde Nayara Maksoud

    As instalações do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) foram apresentadas pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL) à nova secretária de Saúde do Estado, Nayara Maksoud, na quarta-feira (3/4). Péricles é autor de emendas parlamentares que possibilitaram a construção do espaço, que realizará o procedimento de conização em mulheres com lesões pré-cancerosas no colo do útero. “Foi um momento emocionante, pois a construção do Cepcolu entra para a história. É um passo gigante para que no futuro, tenhamos a erradicação da doença que mais mata mulheres no Amazonas e que é 100% evitável”, explicou Delegado Péricles. Com 95% das obras concluídas, o Cepcolu fica localizado ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), pela qual também será administrado. Ao conhecer o espaço, a secretária de Saúde Nayara Maksoud, destacou o protagonismo de Delegado Péricles ao encampar ações e investimentos, para o combate do câncer no Amazonas. “Quero reconhecer e parabenizar a sensibilidade do deputado, que mesmo sendo homem, entende que o cuidado com a saúde das nossas mulheres é dever de todos. Estou encantada com o que vi e, em nome do governador Wilson Lima, digo que não mediremos esforços para que o Cepcolu seja um braço forte na busca pela erradicação dessa doença, que deixa órfãos tantas famílias”, ressaltou Nayara Maksoud. Na linha de frente do combate ao câncer no Amazonas, o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e a médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, destacaram o novo momento da causa. “É histórico o que estamos vivendo, um divisor de águas para a vida de milhares de mulheres. Agradecemos ao deputado que nos ouviu e abriu seu coração ao nosso trabalho”, comemorou Gerson Mourão. Conhecida por defender com veemência a saúde da mulher amazonense, com destaque para o combate ao câncer de colo do útero, a ginecologista Mônica Bandeira, também comemorou o que chamou de “virada de chave”. “Tenho repetido por onde passo. O que o deputado Delegado Péricles está fazendo pelas amazonenses, a história vai contar. Nós que trabalhamos diariamente dentro da FCecon, que ao longo de décadas testemunhamos a morte de centenas de mulheres, sabemos o quanto o Cepcolu representa e o quanto de vidas ele irá salvar”, frisou Mônica Bandeira. UGPE é essencial Também durante a inspeção nas obras do Cepcolu, o trabalho executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), por meio da equipe liderada pelo secretário Marcellus Campêlo, recebeu os agradecimentos de Delegado Péricles e profissionais da FCecon. “O Marcellus tem sido essencial em todo esse trabalho. Ele representa a participação direta do governador Wilson Lima nessa luta. Sua disponibilidade de tirar o Cepcolu do papel, sua equipe altamente capacitada e comprometida, merecem nosso respeito e gratidão”, disse Delegado Péricles.

  • Delegado Péricles leva mutirão de cirurgia oftalmológica ao município de Eirunepé, oriundo de emenda parlamentar

    O município de Eirunepé (distante a 1.159 quilômetros de Manaus) recebeu no último sábado (6/4), o projeto “Novo Olhar”, que realiza cirurgias oftalmológicas, oriundo de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL). O resultado da ação, que aconteceu por meio do Governo do Estado em parceria com a prefeitura da cidade, foi o atendimento de 150 pessoas que devem passar por cirurgia de catarata ou carne crescida. “Estou feliz que o nosso projeto tenha chegado em Eirunepé. Ver que pessoas antes sem perspectiva, terão enfim qualidade de vida, me motiva a continuar investindo nossas emendas em ações como essa, que trazem resultados efetivos para a nossa população”, comemorou Delegado Péricles. Ao todo, Delegado Péricles destinou mais de R$ 3,4 milhões em emendas para a realização de mutirões de cirurgias oftalmológicas no Amazonas. Mais de 1.700 pessoas foram atendidas nas ações realizadas em dez municípios, incluindo a capital Manaus. “Em nome da população de Eirunepé, de toda a equipe da saúde, agradeço a parceria. Conte conosco e em breve teremos a alegria de tê-lo cidadão Eirunepeense”, agradeceu Raylan Barroso, anunciando que o parlamentar receberá o título de cidadão da cidade. Novo Olhar Os mutirões são voltados para tratar casos de catarata e carne crescida, em pessoas que compõem a fila do Sistema de Regulação (Sisreg), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Na lista de municípios que já foram atendidos pelos mutirões, estão: Manaus, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Juruá, Envira e Eirunepé. Ao longo do primeiro semestre de 2024, deverão ser atendidas as cidades de Parintins, Manicoré e Boca do Acre.

  • Delegado Péricles promove 2ª edição do ‘Vets em Ação’ e beneficia pessoas e pets do bairro Puraquequara

    A população e os pets do bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, receberam no último domingo (14/3), serviços de saúde e assistência social, na 2ª edição do projeto “Vets em Ação” que acontece por meio de parceria entre o deputado estadual Delegado Péricles (PL), o médico veterinário e protetor de animais, Saméq Santiago e voluntários. “Esse é um projeto que nasceu do nosso sentimento de cuidado não só com as pessoas, mas também com os animais. Sempre tive muito amor pelos animais e ter a oportunidade de somar esforços, para fazer algo concreto por eles me deixa muito feliz. Estou aprendendo cada dia mais sobre esse universo, as necessidades dos tutores e dos animais”, comentou Delegado Péricles, agradecendo a parceria com o protetor Saméq Santiago. “Saméq tem nos trazido algumas demandas e a verdadeira essência da proteção animal, de como na prática, ela também é uma questão de saúde pública. Esse é só o começo de tudo que estamos planejando fazer pela causa animal no Amazonas”, destacou o Delegado Péricles. O resultado na 2ª edição do “Vets em Ação”, foram 155 atendimentos entre a manhã e tarde do último domingo. Entre os serviços ofertados aos animais estiveram: atendimento clínico veterinário, limpeza de ouvido, vacinação antirrábica, corte de unhas, cadastramento para castração solidária, entre outros. Já para as pessoas, os serviços estavam direcionados ao atendimento jurídico, médico, psicológico, odontológico, enfermagem, nutrição, corte de cabelo, entre outros. “É emocionante ver que nossos esforços de fato mudam para melhor a vida das pessoas e animais. A causa animal é gigante e por décadas foi desacreditada, nossa missão ao lado do deputado Delegado Péricles é fortalecer essa causa que é de todos”, ressaltou Saméq Santiago. Sobre o evento A 2ª edição do “Vets em Ação” aconteceu na comunidade Boa Vista, Chácara Sileta e contou com a parceria de voluntários de diversas áreas, além de empresas como a Petway, Mr Duck e Instituto Nobre.

  • Lei proposta por Delegado Péricles assegura alimentação adaptada aos alunos das redes pública e privada com restrição alimentar

    No Amazonas, alunos diagnosticados com restrições alimentares são beneficiados com a Lei nº 5.565, que lhes garante cardápio de merenda escolar adaptado às suas restrições. De autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), a legislação está vigente desde 2021 e abarca alunos das redes pública e privada de ensino. De acordo com a Lei, para que o aluno tenha acesso ao cardápio adaptado, os responsáveis devem comprovar a condição mediante laudo médico com Classificação de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), acompanhado ou não de exame comprobatório da patologia, para que haja tempo hábil de aquisição dos produtos necessários, bem como elaboração do cardápio. “Essa lei é um grande avanço da política de saúde pública voltada aos nossos estudantes. Tenho orgulho desse trabalho, pois sei que ele representa não só qualidade de vida aos estudantes. Mas também, a manutenção da vida dessas crianças, pois em diversas situações já fomos surpreendidos com a notícia pelo Brasil, do falecimento de alunos que ingeriram alimentos dos quais eram proibidos de comer”, comentou Delegado Péricles. Avó da pequena Amanda Louise, de 8 anos, que nasceu com Hipercolesterolemia Familiar (HF), doença hereditária em que o indivíduo já nasce com valores altos de colesterol, a servidora pública aposentada Jovita Farias destaca a importância da Lei e como ela tem garantido a manutenção da saúde da neta. “A doença em si já é um grande choque, pois ninguém imagina que um bebê possa nascer com o colesterol tão alto. Depois disso, você pensa como vai cuidar dessa criança, especialmente no ambiente escolar onde você não tem controle do que é servido. Com essa Lei, ficamos mais aliviados em saber que na escola, ela também vai ser cuidada e não terá acesso aquilo que por recomendação médica não pode comer”, ressaltou Jovita Farias. Na ocasião de sua votação pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a propositura também foi assinada pelos deputados Wilker Barreto, Alessandra Campelo e Therezinha Ruiz.

  • Lei de Delegado Péricles garante a proibição de cigarros eletrônicos em locais de uso coletivo e privados do Amazonas

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela manutenção da proibição da fabricação, venda, importação e propaganda dos chamados cigarros eletrônicos no Brasil. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (19/4). No Amazonas, a decisão corrobora com a Lei nº 5.996, alterada após projeto apresentado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), que proíbe em todo o Estado, o consumo, em ambientes de uso coletivo ou privado, de cigarrilhas, cigarro, cigarro eletrônico, vaporizadores, vape, e-cigarro, e-cig, e-cigarette ou qualquer outro. “É cientificamente comprovado que o uso desses itens prejudica não só os usuários, mas também àquelas pessoas que estão no mesmo ambiente. Entendemos que é uma questão de saúde pública e por isso propomos alteração na lei aqui do Estado, que está em vigor desde 2021. Então, é satisfatório ver que nossa legislação no Amazonas, converge com a decisão da Anvisa”, comentou Delegado Péricles. De acordo com o que aponta a Anvisa, apesar de apresentar sabores e aromas agradáveis, os cigarros eletrônicos são tão nocivos à saúde, quanto os cigarros tradicionais.

  • Com voto favorável de Delegado Péricles, Aleam aprova o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do Ipaam

    Com parecer favorável do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Amazonas (CCJR/Aleam), deputado Delegado Péricles (PL), os servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) tiveram seu Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) aprovado nesta segunda-feira (29/4), no plenário Ruy Araújo. O PCCR dos servidores do Ipaam contava na Mensagem Governamental nº 44 de 2014 – Projeto de Lei nº 281 de 2024, de autoria do Poder Executivo Estadual. Segundo o Delegado Péricles, a pauta vinha sendo articulada ao longo dos últimos sete anos, sendo merecida pelos servidores que são essenciais na manutenção ambiental do Estado. “Essa era uma pauta articulada ao longo dos últimos sete anos e o governador foi sensível ao anseio dos profissionais. Enquanto presidente da CCJR, tramitamos a mensagem em regime de urgência e hoje conseguimos essa importante aprovação”, comemorou Delegado Péricles. O parlamentar lembra que o Ipaam desenvolve seu trabalho com um número reduzido de profissionais e que a próxima missão está em articular a realização de um concurso público, para ampliar os recursos humanos do órgão ambiental. “Vamos trabalhar para que a partir dessa aprovação, tenhamos também a realização de um concurso público para o Ipaam”, frisou Delegado Péricles. Sobre o Ipaam O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema). É órgão componente do Sistema de Meio Ambiente da Secretaria, tendo como finalidade a gestão ambiental, a implementação e a execução das políticas nacional e estadual de meio ambiente. A condução das ações estratégicas do órgão contempla os eixos técnicos de: Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento.

  • Lei de Delegado Péricles prevê multa de R$ 20 mil para autores de trotes aos serviços policiais e de emergência no Amazonas

    O acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento de desastres, mais conhecido como “trote”, pode gerar multa de R$ 20 mil a quem for condenado pelo crime descrito na Lei nº 6.169 de 2022 de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL). De acordo com dados da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), das 248 mil ligações feitas ao número 192 em 2023, mais de 28 mil foram trotes. “Essas brincadeiras de péssimo gosto podem ocasionar a perda real de uma vida, já que, ao ser deslocado para um falso chamado, o Samu pode deixar de atender quem realmente precisa”, lamentou Delegado Péricles. Segundo o parágrafo único da legislação, entende-se por acionamento indevido aquele originado de má-fé, que não tenha como objeto o atendimento a emergência ou situação real que venha a justificar o acionamento, salvo nos casos de erro justificável. Caso um indivíduo que já tenha sido punido pelo crime, seja reincidente a multa poderá ser cobrada em dobro, o que representa um montante de R$ 40 mil. Delegado Péricles esclareceu que para se chegar ao responsável pela linha telefônica usada para aplicar o trote, conforme a Lei, os órgãos e instituições públicas, responsáveis pela prestação dos serviços de emergência, deverão anotar o número telefônico de onde se originou o trote e enviar ofício às empresas prestadoras de serviços telefônicos para que essas informem os dados do proprietário. “Também convencionamos na Lei, que as empresas prestadoras de serviços telefônicos terão o prazo de 30 dias para fornecer as informações, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil reais, duplicando-se tal valor em caso de reincidência”, explicou Delegado Péricles. Números O total de trotes recebidos pelo 192, em 2023, equivalem a 11,3% das ligações feitas para o número.

  • Novo Olhar: Com emenda de Delegado Péricles, projeto realizou mais de 400 cirurgias oftalmológicas pela calha do Madeira

    O projeto Novo Olhar, que leva mutirões de cirurgias oftalmológicas aos municípios do Amazonas, finalizou mais uma etapa de procedimentos nas cidades de Eirunepé, Itamarati e Envira, que fazem parte da calha do rio Madeira. Realizado por meio de emendas parlamentares de mais de R$ 3,4 milhões, destinadas pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), o projeto já atendeu mais de 2 mil pessoas em Manaus e mais 10 municípios do Amazonas, desde 2021. Na região da calha do Madeira, o Novo Olhar atendeu mais de 400 pessoas, apenas nessa última edição. “Além dos números, comemoramos o resgate da qualidade de vida dessas pessoas. Nosso objetivo é fazer com que pessoas com catarata ou carne crescida, possam voltar a ter alegria de viver”, comemorou Delegado Péricles, anunciando que em breve o projeto chegará ao município de Parintins. Dia do Médico Oftalmologista Nesta terça-feira (7/5), é comemorado o Dia do Médico Oftalmologista e para homenagear os profissionais, o deputado estadual Delegado Péricles destacou o trabalho do médico João Neto, que com sua equipe realiza os atendimentos nos mutirões. “Em nome do doutor João Neto e sua equipe, parabenizo o trabalho executado pelos oftalmologistas no Amazonas. Sua responsabilidade com a visão da nossa gente, é admirável e merece todo o nosso reconhecimento”, destacou Delegado Péricles.

  • Construído com emenda parlamentar de Delegado Péricles, Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas é destaque na mídia nacional

    O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) foi destaque na imprensa nacional, com matéria veiculada no programa Profissão Repórter, da Rede Globo. Construído por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL), será inaugurado nos próximos meses. Com a entrega do espaço localizado ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), mulheres diagnosticadas com lesões pré-cancerosas poderão realizar o procedimento de conização (uma pequena, simples e rápida cirurgia para a retirada das lesões em forma de cone, assim evitando o câncer de colo uterino). “A construção do Cepcolu é um dos frutos mais importantes do nosso mandato. Me emociona e orgulha ver que ele está ultrapassando as paredes do nosso Estado, sendo tema de debates acerca das estratégias do combate ao câncer do colo do útero”, comemorou Delegado Péricles, lembrando que a doença é a que mais mata mulheres no Amazonas. De acordo com dados da Fcecon, cerca de 270 mulheres morrem todos os anos vítimas da doença, que é considerada 100% evitável. Na linha de frente do combate ao câncer no Amazonas, o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e a médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, destacaram o novo momento da causa. “É histórico o que estamos vivendo, um divisor de águas para a vida de milhares de mulheres. Agradecemos ao deputado que nos ouviu e abriu seu coração ao nosso trabalho”, destacou Gerson Mourão. Conhecida por ser uma das principais vozes médicas em favor da saúde da mulher, com destaque para o combate ao câncer de colo do útero, a ginecologista Mônica Bandeira, intitula a construção do Cepcolu como “virada de chave”, na luta pela erradicação da doença. “Tenho repetido por onde passo. O que o deputado Delegado Péricles está fazendo pelas amazonenses, a história vai contar. Nós que trabalhamos diariamente dentro da FCecon, que ao longo de décadas testemunhamos a morte de centenas de mulheres, sabemos o quanto o Cepcolu representa e o quanto de vidas ele irá salvar”, frisou Mônica Bandeira.

bottom of page